AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA RELAÇÃO CIÊNCIA E RELIGIÃO:

RESULTADOS PRELIMINARES SOBRE O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

Autores

  • Rangel Gomes Godinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Campus Anápolis)
  • Heloísa dos Santos Jardim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Campus Anápolis)
  • Camila de Vasconcelos Tabares nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Campus Luziânia)

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas; Relação Ciência e Religião; Educação; Ensino de Ciências

Resumo

As mudanças climáticas são de extrema relevância nas discussões ambientais. Todavia, o negacionismo científico quanto às mudanças climáticas apela à emoção e crenças pessoais, com ênfase na religião, em detrimento da análise científica da problemática. Nesse contexto, os resultados preliminares desse estudo partem da aplicação de 312 questionários a estudantes de 15 a 19 anos do Instituto Federal de Goiás, dos quais 36,2% são católicos, 17% são evangélicos, 14% correspondem a outras religiões e 22,8% não apresentam vínculo religioso. Quanto a compreensão da influência da queima de combustíveis fósseis nas mudanças climáticas o vínculo religioso ou não vínculo apresentam resultados próximos (mais de 70%). Sobre a aceitação da alteração climática em favor do crescimento econômico, católicos e evangélicos apresentam maiores percentuais de concordância, 30,6% e 22,8%, enquanto outras religiões e não religiosos correspondem a cerca de 16%. De modo geral, os estudantes demonstram o não conhecimento sobre a influência da industrialização no efeito estufa (21,5%), sobre o que são clorofluorcarbonetos (68,5%) e o impacto das ações antrópicas no derretimento das calotas polares (21,5%), isso reflete pouca compreensão da problemática, favorecendo o negacionismo científico associado a religião frente a posição científica sobre as mudanças climáticas.

Biografia do Autor

  • Rangel Gomes Godinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Campus Anápolis)

    Doutor em Geografia, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Campus Anápolis).

  • Heloísa dos Santos Jardim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Campus Anápolis)

    Estudante do curso Técnico Integrado em Comércio Exterior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Campus Anápolis), bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio

  • Camila de Vasconcelos Tabares, nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Campus Luziânia)

    Doutora em Ciência Política, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Campus Luziânia).

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Publicado

2024-02-08