AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA RELAÇÃO CIÊNCIA E RELIGIÃO:
RESULTADOS PRELIMINARES SOBRE O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
Palavras-chave:
Mudanças Climáticas; Relação Ciência e Religião; Educação; Ensino de CiênciasResumo
As mudanças climáticas são de extrema relevância nas discussões ambientais. Todavia, o negacionismo científico quanto às mudanças climáticas apela à emoção e crenças pessoais, com ênfase na religião, em detrimento da análise científica da problemática. Nesse contexto, os resultados preliminares desse estudo partem da aplicação de 312 questionários a estudantes de 15 a 19 anos do Instituto Federal de Goiás, dos quais 36,2% são católicos, 17% são evangélicos, 14% correspondem a outras religiões e 22,8% não apresentam vínculo religioso. Quanto a compreensão da influência da queima de combustíveis fósseis nas mudanças climáticas o vínculo religioso ou não vínculo apresentam resultados próximos (mais de 70%). Sobre a aceitação da alteração climática em favor do crescimento econômico, católicos e evangélicos apresentam maiores percentuais de concordância, 30,6% e 22,8%, enquanto outras religiões e não religiosos correspondem a cerca de 16%. De modo geral, os estudantes demonstram o não conhecimento sobre a influência da industrialização no efeito estufa (21,5%), sobre o que são clorofluorcarbonetos (68,5%) e o impacto das ações antrópicas no derretimento das calotas polares (21,5%), isso reflete pouca compreensão da problemática, favorecendo o negacionismo científico associado a religião frente a posição científica sobre as mudanças climáticas.