Educação para a diversidade étnico-cultural indígena
Palavras-chave:
Práticas educativas, diversidade étnica indígena, Tecnologias digitaisResumo
O foco deste relato de experiência consiste em favorecer o reconhecimento, valorização e afirmação da diversidade étnico-cultural indígena na educação com uso das tecnologias digitais contribuindo para rupturas das imagens estereotipadas do indígena na escola através da implementação da Lei 11.645/2008. Buscamos catalogar e difundir outros saberes educativos comunitários invisibilizados da cultura indígena, bem como suas interseccionalidades para o fortalecimento da memória e tradição possibilitando visibilidade à produção dos movimentos sociais e educadores/as e o enfrentamento do racismo, por meio das tecnologias digitais no IFBA, nos campi Salvador e Porto Seguro. O percurso metodológico foi desenvolvido com a mediação das tecnologias digitais da informação e comunicação, possibilitando a publicização e difusão dos saberes étnico-culturais das culturas indígenas e de suas relações interétnicas com outros grupos étnicos, no contexto da Pandemia. Com uso das redes sociais do projeto no instagram, facebook e google sites. O universo do público alvo foi estudantes do Ensino Médio Integrado em Edificações, dos cursos de Licenciaturas em Geografia, Física e Matemática, além da Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto Federal de Educação da Bahia, nos Campi Salvador e Porto Seguro e a comunidade interna e externa. Como resultado dessas ações extensionistas foi produzido um site denominado “KIJEMI DIGITAL DE EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICORACIAL: memórias e saberes educativos étnico-culturais comunitários em diferentes contextos histórico-culturais da Bahia”, por meio do uso da tecnologia digital do google sites que é disponibilizado gratuitamente e de fácil acesso aos usuários. Assim, observamos que são muitos os desafios enfrentados pelos povos indígenas em suas lutas e persistências no enfrentamento das relações interétnicas na sociedade brasileira, bem como na superação da visão eurocêntrica e etnocêntrica que são transmitidas nos currículos da educação básica e dos cursos de formação de professores