Edições anteriores
-
Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI) - Políticas Públicas, Violência e Protagonismo Indígena
v. 1 (2022)Nessa edição da Semana dos Povos Indígenas da PUC-GO de 2022, os trabalhos apresentados nas comunicações orais foram divididos em dois eixos. Um com enfoque nas distintas formas de violência contra os povos indígenas tais como: as tentativas de controle e uso das terras demarcadas por grandes empreendimentos, os encarceramentos indígenas efetuados pelo Estado e a análise da violência contra os povos originários na história. O segundo eixo versa sobre as possibilidades de inclusão das literaturas indígenas no ensino básico e os desafios da educação escolar indígena diferenciada no contexto atual.
Também foram apresentados relatos de experiência oriundos da práxis de docentes da educação básica no trabalho didático-pedagógico em torno da temática indígena. Três deles versaram sobre a literatura e mais especificamente, sobre a literatura indígena.
-
Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI) - Povos originários: alteridade, violências e protagonismo
v. 2 (2023)Publica-se os Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI) de periodicidade anual e com temática específica em cada edição. Além de diversas atividades, a SPI congrega pesquisadores e pesquisadoras da temática indígena e os convida a publicarem os resultados de seus trabalhos no formato de resumos expandidos ou de relatos de experiência. Os resumos expandidos advem das comunicações orais apresentadas durante a programação da SPI. Já os relatos de experiência concerne às produções de docentes da educação básica, participantes do curso de formação continuada História e Cultura Indígenas. Nesses, um dos objetivos está em efetivar a implementação da Lei 11.645/08 por meio de ações didático-pedagógicas planejadas pelos/as professores/as no seu contexto de atuação escolar, trazendo para a SPI os resultados dessa práxis educativa. Já os resumos expandidos advém das apresentações realizadas no decorrer da SPI, durante a semana do Dia dos Povos Indígenas, em abril, no formato de comunicações orais. Além da publicização da pesquisa de cada participante, tais apresentações propiciam um espaço de profícuo debate e conhecimentos atinentes aos povos indígenas e suas demandas contemporâneas.
-
Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI): Autodeterminação dos povos originários no Brasil: desafios atuais e futuros
v. 3 n. 1 (2024)Nessa 3ª edição dos Anais da Semana dos Povos Indígenas, publicamos vinte e dois relatos de experiência que foram apresentados na Semana dos Povos Indígenas (SPI) da PUC Goiás em 17 e 18 de abril de 2024 no formato de comunicação oral, evento no qual a UEG participou como instituição parceira. Os relatos de experiência, produzidos pelos/as cursistas do curso de História e Cultura Indígenas - 4ª edição, coordenado pelo curso de História da UEG Campus Sudoeste - sede Quirinópolis, expressam a potencialidade do trabalho de professores e professoras em torno da temática indígena em diversos níveis educacionais e em múltiplas áreas do conhecimento ao mobilizar inúmeras estratégias didático-pedagógicas em conexão com os conhecimentos originários. Torna-se um instrumento de leitura, consulta e compartilhamento de práticas pertinentes e necessárias no âmbito educacional.