Descobertas e possibilidades quanto a povos nativos em Quirinópolis, a partir da “aculturação”, “assimilação” e “transculturação”:
visita aos vestígios de povos originários na fazenda Sete Lagoas, Córrego Bonito e apresentação dos resultados
Palavras-chave:
Indígena, descoberta, escola, palestraResumo
No sertão, nesse evidenciado e negado papel real na história brasileira, os “sem lei, sem rei e sem fé”, estavam à mercê dos colonizadores, a partir de sua intromissão nesse mundo e de seu policiamento lusitano, para submeter os indígenas ao seu bel prazer, destituindo-os de suas originalidades, a partir da imposição da fé católica. O livro A temática indígena na escola: subsídios para os professores, de autoria de Pedro Paulo Funari e Ana Pinón, dentre todos os livros citados nesse capítulo, foi o que me chamou mais atenção pelo fato de trazer os termos “aculturação” e “assimilação”, e ainda “transculturação”, tendo assim uma boa possibilidade de trabalho didático pedagógico, possibilitando relevância na assimilação imposta aos povos indígenas, sem direito ao sertão (tapuia) e ser tão índios. E para tanto, a descoberta de um possível sítio com vestígios indígenas, em nossa região, é imensurável!