Breves reflexões em torno das literaturas indígenas:

usos éticos na escola

Autores

  • Samuel Caetano Costa Pereira Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia

Palavras-chave:

Literaturas indígenas, Usos éticos, Escola

Resumo

Este trabalho envolve reflexões pontuais sobre as literaturas indígenas e seus usos éticos na escola, bem como um relato da experiência de planejamento e execução de atividades orientadas por textos literários indígenas desde uma perspectiva decolonial. O trabalho é fruto de um Curso de Formação para professores em História e Cultura Indígenas oferecido pela ANPUH-GO e pela UEG. Nossas reflexões giraram em torno da nomeação das assim chamadas literaturas indígenas, dos recursos que elas mobilizam e do problema de como abordá-las perante a conceituação de “plantation cognitiva” de Jota Mombaça (2020). No planejamento das aulas, baseamo-nos em textos de Daniel Munduruku (2009 e 2016) e Tiago Hakiy (2011) e, além do objetivo geral de tecer reflexões sobre os indígenas, procuramos nas aulas atender aos seguintes objetivos específicos: (i) problematizar e desconstruir pré-conceitos relativos aos povos indígenas; (ii) refletir sobre o papel da transmissão oral dos povos tradicionais e seu amplo uso de mitos, lendas e poemas; (iii) estabelecer comparações entre os povos indígenas e a nossa sociedade ocidentalizada com ênfase nas formas nativas de pedagogia. Esses objetivos foram parcialmente executados, visto que a execução das atividades foi interrompida por uma greve na educação. Ainda assim, acreditamos que o trabalho reflexivo propiciou um planejamento de sucesso e, no mínimo, reflexões introdutórias junto aos alunos.

Biografia do Autor

  • Samuel Caetano Costa Pereira, Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia

    Licenciado em Letras (Português) pela Universidade Federal de Goiás (UFG); licenciando em Letras (Alemão) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); especializando em Ciências Humanas e Pensamento Decolonial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); especializando em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); professor na Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia; durante a escrita deste texto, está às vésperas de concluir uma Licenciatura em História e um Mestrado em Letras e Linguística (na área de concentração Estudos Literários), ambos pela UFG.

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Publicado

2022-05-14