Educação em Contexto Pandêmico:
um relato de práticas e abordagem da literatura indígena no ensino fundamental
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Covid-19, Educação Básica, Ensino Híbrido, Literatura IndígenaResumo
O presente trabalho caracteriza-se como um compartilhamento de experiências vivenciadas no desenvolvimento das atividades do Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - Uemasul. O subprojeto apresentado pelo curso de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa apoiou-se na legislativa 11.645, aprovada em 2008, que diz respeito sobre a obrigatoriedade do ensino de temáticas indígenas e afro-brasileiras no âmbito escolar. É nesse sentido que o subprojeto busca promover o (re)conhecimento das Literaturas Indígenas Brasileira e suas características, além de propiciar a incorporação de elementos que contemplem a cultura e valores dos povos indígenas na futura prática docente dos residentes. Para a execução do subprojeto, as atividades foram divididas em fases de estudos e discussões de materiais teóricos, elaboração de atividades pedagógicas e, por fim, a regência das aulas, com a realização de encontros online e híbridos, quando possível, mediante ao contexto pandêmico causado pelo SARS-CoV-2. Assim, é nesse contexto que a RP tem oportunizado o desenvolvimento de atividades pedagógicas utilizando as literaturas indígenas com alunos do ensino fundamental de maneira híbrida, contando com o desenvolvimento de atividades presenciais e online.