Escola dos indígenas (e por causa deles) para a superação da escola para (e contra os) indígenas:

complementaridade de sementes/ferramentas para pensar o sistema educacional que forma um tipo novo de ser humano (liberto)

Autores

  • Rilane Silva Reverdito Geminiano Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília

Palavras-chave:

Escola, Indígena, Não indígena, Complementaridade.

Resumo

Nesta pesquisa, houve inúmeros aprendizados a partir do contato com o modo específico da escrita acadêmica dos indígenas, que pode ser produzida por onde quisermos e/ou necessitarmos. Desse modo, buscou-se pensar a revolução no âmbito da sociedade indígena acadêmica, a partir de uma nova ordem social e de uma nova forma de organização das relações sociais na pesquisa e na escrita. Por conseguinte, buscou-se pensar como conceitos/teorias originárias e ancestrais foram mutilados desde as primeiras invasões da sociedade europeia. Assim, tal perspectiva está concatenada com o intuito de desenvolver o pensamento/a escrita dos conceitos/a teoria, já superando uma degradação intelectual histórica e degenerada e não se reduzindo a uma educação treinada para o mercado e operada de forma mais bárbara na expansão territorial do capitalismo mercantil. Nesse sentido, o treinamento associado ao aperfeiçoamento da escrita aprovada pela academia está dividido da seguinte forma neste trabalho: introdução, desenvolvimento/metodologia e conclusão da tese. Trata-se de tópicos mínimos para ser considerado um bom texto acadêmico ou para a esterilidade intelectual do pensamento humano. Outrossim, este capítulo será desenvolvido a partir da necessidade de uma nova ordem intelectual - gestada na literatura indígena - do processo da escrita na qual iniciei escrevendo sobre o que parafraseei de Ailton Krenak e seguindo para a parte (b) do título: “complementaridade de sementes/ferramentas para pensar o sistema educacional que forma um tipo novo de ser humano (liberto)” até o título (a) “escola dos indígenas (e por causa deles) para a superação da escola para (e contra os) indígenas”, possibilitando a prática taluni.

Biografia do Autor

  • Rilane Silva Reverdito Geminiano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília

    Licenciada em Música pela Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG (2007). Mestra pelo
    Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) na Universidade Estadual Paulista
    Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília - SP (2019). Atualmente é doutoranda no Programa de PósGraduação em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília
    (2020-2024).

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Publicado

2024-02-29