Sequência didática Kabu o menino caiapó:

Apresentando elementos da cultura indígena, para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Jemmerson Antonio de Souza Universidade Federal de Uberlândia, Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia,

Palavras-chave:

História e Cultura indígena, Lei 11.645/08, Sequência didática.

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato de experiência de uma sequência didática, desenvolvida como proposta da 4ª edição do Curso de História e Cultura Indígena, oferecido por diversas Instituições de Ensino Superior. O curso tem como objetivo promover o conhecimento e o respeito pela diversidade cultural dos povos indígenas do Brasil, por meio de aulas teóricas e práticas ministradas por professores doutores e especialistas indígenas e não indígenas. A experiência apresentada se desenvolveu em uma escola pública, com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, e foi realizada de forma interdisciplinar, englobando os componentes curriculares de: Língua Portuguesa, Literatura, Ciências, Geografia e História. O objetivo geral desta proposta didática foi apresentar, de forma lúdica, alguns aspectos da infância de um ou mais povos indígenas, por intermédio de recursos literários e audiovisuais, contemplando assim os preceitos da lei 11.645/08. E, ainda, tivemos os seguintes objetivos específicos: conversar sobre a identificação de quem são e onde estão os povos indígenas no Brasil; apresentar, por meio de recursos diversos, elementos da cultura de uma ou mais criança indígena; introduzir o conteúdo de alimentação saudável por meio de exemplos de comidas originárias da cultura indígena; apresentar o mapa da região norte, em especial o estado do Amazonas; explorar gêneros textuais diversos como texto narrativo e receitas. Assim, o trabalho almejava ampliar o repertório cultural dos estudantes no que diz respeito à cultura indígena, e propor uma representação com o uso de uma produção em múltiplas linguagens sobre o aprendizado da criança em relação ao tema.

 

Biografia do Autor

  • Jemmerson Antonio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia, Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia,

    Graduado em Pedagogia (Licenciatura - 2009) pela Faculdade Católica de Uberlândia , graduado em História (licenciatura) pela Faculdade Única de Ipatinga (2021); Pós-graduado na modalidade lato-sensu nas seguintes especializações e Instituições: Psicopedagogia Institucional(2010) e Supervisão Escolar (2011) pela Faculdade Católica de Uberlândia, Gestão Escolar com ênfase em: Direção, Orientação, Supervisão e Administração (2016) pela FAMPER-Faculdade de Ampere; Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva, pela Faculdade Futura (2020). Atualmente cursa o Mestrado Profissional em  rede em Ensino de História (ProfHistória – turma de 2022) pela Universidade Federal de Uberlândia, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi  membro da “Comissão Permanente de Promoção e Incentivo à Produção Intelectual”, faz parte da linha de pesquisas “Saberes Históricos no espaço Escolar”. Atua na Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia como Analista Pedagógico na Escola Municipal Professora Maria Regina Arantes Lemes e professor da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende, ambas no município de Uberlândia/MG), com vínculo efetivo desde 2012.

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Publicado

2024-11-19