Sequência didática Kabu o menino caiapó:
Apresentando elementos da cultura indígena, para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
História e Cultura indígena, Lei 11.645/08, Sequência didática.Resumo
O presente trabalho apresenta o relato de experiência de uma sequência didática, desenvolvida como proposta da 4ª edição do Curso de História e Cultura Indígena, oferecido por diversas Instituições de Ensino Superior. O curso tem como objetivo promover o conhecimento e o respeito pela diversidade cultural dos povos indígenas do Brasil, por meio de aulas teóricas e práticas ministradas por professores doutores e especialistas indígenas e não indígenas. A experiência apresentada se desenvolveu em uma escola pública, com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, e foi realizada de forma interdisciplinar, englobando os componentes curriculares de: Língua Portuguesa, Literatura, Ciências, Geografia e História. O objetivo geral desta proposta didática foi apresentar, de forma lúdica, alguns aspectos da infância de um ou mais povos indígenas, por intermédio de recursos literários e audiovisuais, contemplando assim os preceitos da lei 11.645/08. E, ainda, tivemos os seguintes objetivos específicos: conversar sobre a identificação de quem são e onde estão os povos indígenas no Brasil; apresentar, por meio de recursos diversos, elementos da cultura de uma ou mais criança indígena; introduzir o conteúdo de alimentação saudável por meio de exemplos de comidas originárias da cultura indígena; apresentar o mapa da região norte, em especial o estado do Amazonas; explorar gêneros textuais diversos como texto narrativo e receitas. Assim, o trabalho almejava ampliar o repertório cultural dos estudantes no que diz respeito à cultura indígena, e propor uma representação com o uso de uma produção em múltiplas linguagens sobre o aprendizado da criança em relação ao tema.