Cultura material e imaterial dos povos originários do Mato Grosso do Sul:

experiências dos alunos da Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira

Autores

  • Ketylen Karyne Santos da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Cidade Universitária, Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, Campo Grande-MS
  • Luana Campos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

povos originários; diversidade; Mato Grosso do Sul;

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade estimular a discussão e a análise crítica sobre a cultura, o território, a organização, as lutas e as resistências dos povos originários sul-mato-grossenses, através de um conjunto de atividades lúdico-educativas no espaço da Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira. O referencial teórico foi norteado pelo levantamento e análise crítica dos documentos publicados por meio escrito e eletrônico sobre os povos originários Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató habitantes do território sul-mato-grossense. O trabalho foi realizado por 38 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, localizada na cidade de Campo Grande (MS). Inicialmente, foi realizado o levantamento e a leitura das produções científicas sobre o objeto de pesquisa, como também o fichamento, debate e produção de relatório, e na sequência, houve a reprodução das práticas culturais dos oito povos originários habitantes do Estado do Mato Grosso do Sul, através de desenhos, pinturas, mapas, histórias em quadrinhos, vídeos, produção de cartilhas e rodas de conversa. Conclui-se que os alunos detinham pouco conhecimento sobre a presença indígena no Estado do Mato Grosso do Sul. Através das rodas de conversas, eles puderam refletir sobre as lutas indígenas, como também com a produção de materiais educativos os alunos puderam compreender os diferentes territórios de ocupação de cada povo e suas práticas culturais. Propõe-se que essa ação se torne um projeto permanente da escola, onde durante o decorrer do ano letivo seja trabalhado de forma detalhada cada povo originário habitante desse território e, com isso, produzir uma cartilha impressa, um livro de história infantil, um mapa interativo sobre os locais de ocupação dos diferentes povos e um vídeo de desenho animado sobre os povos originários do Mato Grosso do Sul através do olhar dos alunos do 7º ano da Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira.

Biografia do Autor

  • Ketylen Karyne Santos da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Cidade Universitária, Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, Campo Grande-MS

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Cidade Universitária, professora de História da Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, Campo Grande-MS. ketylenk@hotmail.com. Link Lattes: https://lattes.cnpq.br/5854462286783882.

  • Luana Campos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Doutora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no programa Quaternário, Materiais e Culturas, professora Adjunta do curso de História no Campus Pantanal da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Laboratório de Arqueológia do Pantanal e sua área de exposição. luana_campos@ufms.br. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0977000419665282.

Downloads

Publicado

2024-11-19