A Interculturalidade crítica e o Ensino de História:
aporte educacional para a formação docente
Palavras-chave:
História e Cultura Indígena; Ensino de História; Interculturalidade crítica; Pedagogia decolonial.Resumo
O presente relato apresenta o resultado da construção e da efetivação de uma roda de conversa introdutória sobre os conceitos de Interculturalidade crítica e de uma Pedagogia decolonial, considerando seus possíveis usos em sala de aula, seja na Educação Básica ou na Educação Superior. Buscamos, aqui, refletir como essas percepções e conceituações podem auxiliar como referencial para a elaboração de estratégias didáticas que alcancem o cumprimento da Lei 11.645/08 e, assim, ocorra, de maneira integral, o Ensino de História e de Cultura Indígena em meios educacionais e acadêmicos. Mostramos como é importante levar em conta os saberes e as significativas contribuições de intelectuais e pesquisadores indígenas e decoloniais que buscam, constantemente, o rompimento epistemológico com os preceitos e determinações colonizadores e eurocêntricos, para amparar a formação basilar de docentes em História, em todos os âmbitos educativos e pedagógicos, até então inseridos em uma sociedade pautada pelo racismo e pelo apagamento histórico e cultural de seus povos originários.