Guia de Material Indígena:
uma proposta prática sob a perspectiva decolonial
Palavras-chave:
Guia de Material Indígena, Decolonial, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História.Resumo
O presente trabalho é fruto de uma produção coletiva, em andamento, em conjunto entre as três autoras e a turma do Projeto Interdisciplinar III (PROINTER III), sob a orientação do professor Dr. Gustavo de Souza Oliveira. O principal objetivo do nosso Guia de Material Indígena é reunir uma série de fontes, sejam escritas, visuais ou até midiáticas, produzidas por indígenas e que possam ser utilizadas pelos professores, ou até mesmo os graduandos da disciplina, em sala de aula no componente curricular de História. As etapas de desenvolvimento consistiram no primeiro momento da aula-oficina, ministrada pela Gabriella Carvalho Motta, com noções introdutórias sobre a temática indígena no Brasil em conjunto com uma discussão bibliográfica sobre o sentido e a prática decolonial. Após esta primeira explanação, os estudantes se encontraram semanalmente para a seleção e produção das atividades. As alunas Ranielly Cristina Barbosa Silva e Vitória Aparecida Albuquerque dos Santos integram o curso de Formação Indígena e fazem parte da disciplina de PROINTER III, e explicarão sua proposta de atividade que irá abordar imagens sobre a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) no contexto da Ditadura Civil-Militar. Nesse sentido, nosso Guia de Material Indígena é uma produção coletiva que visa oferecer um leque de possibilidades de fontes produzidas por indígenas e que poderão ser consultadas através da plataforma digital do próprio laboratório do instituto, qual seja, o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH/UFU).