Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-10-12. Leia a versão mais recente.

Editorial

Autores

  • Luana Campos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Ordália Araújo Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Patrícia Loures Pontifícia Universidade Católica de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

Programação, SPI, 2025

Resumo

Apresenta o Editorial dos Anais da Semana dos Povos Indígenas ocorrida entre 22 e 25 de abril de 2025 com atividades híbridas, remotas e presenciais.  

Biografia do Autor

  • Luana Campos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Doutora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no programa "Quaternário, Materiais e Culturas" com apoio financeiro do programa de doutorado Pleno do Exterior CAPES, reconhecido no Brasil pelo Departamento de Arqueologia da Universidade de Pernambuco - UFPE. Mestra pelo programa Erasmus mundus "Quaternário e Pré-historia " através do mestrado em Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestre da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Pós-Graduada em Antropologia Forense pela Universidade de Coimbra/INML. Especialista em SIG pelo Instituto Técnico de Tomar.Graduada em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Associado ao CGeo - Centro de Geociências da Universidade de Coimbra e Secretária do Comité Científico ICOMOS-BR sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio. Pós-doutora em Ambiente e Sociedade pelo Laboratório de Arqueologia "Paulo Duarte" - UNICAMP. Professora no Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN. Professora no Programa de Pós-gradual em Antropologia Social da UFMS. Professora Adjunta do Curso de História no Campus Pantanal da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Laboratório de Arqueológia do Pantanal e sua área de exposição. Bolsista Produtividade Fundect/Cnpq. Áreas de atuação: Arqueologia - Patrimônio Cultural - Alterações Climáticas - Comportamento Humano - História indígena. E-mail: lcampos.ms@gmail.com. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0977000419665282.

  • Ordália Araújo, Universidade Estadual de Goiás

    Pesquisadora da história dos protestantismos no Estado de Goiás a partir da interculturalidade. Participa do grupo de pesquisa do CNPq História indígena e História ambiental: interculturalidade crítica e decolonialidade (PPGH/UFG) e do Laboratório de Pesquisa em Religiões e Modernidades (LAPREM - PPGHIS/UEG). Integra os GTs Ensino de História e Educação e História e Cultura Indígenas da ANPUH-GO. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Goiás, com atividades na graduação e pós-graduação em História. Foi orientadora do Programa de Residência Pedagógica (Editais Capes 2020 e 2022). Atualmente é orientadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Edital 2024). Possui graduação (1999), mestrado (2004) e doutorado em História (2019) pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em Didática e Metodologia do ensino de História e Estágio Supervisionado, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena, ensino de história e formação de professores. E-mail: ordalia.araujo@ueg.br. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9191051045071313.

  • Patrícia Loures, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Graduada em Pedagogia pela UFG, Mestre em Educação pela PUC-GO, Professora regente nas redes Estadual de Goiás desde 1995 e Municipal de Goiânia desde 1998, acumulando experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA, enquanto professora regente, dinamizadora e coordenadora pedagógica. Foi Secretária Municipal de Educação de Nova Veneza Goiás. Professora convidada pela PUC-GO, ministrando disciplinas pedagógicas em cursos de Licenciatura. Atualmente Professora Assistente I pela PUC-GO, ministrando as disciplinas de Estágio Supervisionado; Psicologia da Educação e Orientação de Monografia. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa coordenado pela Prof. Dr. Maria Zeneide Carneiro do PPGE/EDU/NUPE. Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Vertente: História e Memória da Educação. Tem realizado estudos, pesquisas ligados a Cultura Popular, bem como o registro e análise do repertório histórico, cultural e religioso popular que envolve os processos de tramsmissão de saberes informais/não-formais nas manifestações culturais. Atualmente, presidente da Comissão Novavenezina de Folclore de Goiás. Membro do Programa de Direitos Humanos da PUC Goiás, coordenadora do Programa de Educação e Cidadania ( PEC PUC Goiás); Professora responsável pelo Projeto de Alfabetização de Adultos da PUC Goiás. Professora Alfabetizadora a alunos privativos de liberdade no Complexo prisional de Aparecida de Goiânia - Go no Colégio Estadual Dona Lourdes Estivalete Teixeira. Coordenadora no PARFOR Equidade curso Licenciatura em Educação do Campo em Uirapuru Go. E-mail: loures@pucgoias.edu.br. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0332145739739275.

Downloads

Publicado

2025-10-12

Versões

Como Citar

CAMPOS, Luana Cristina da Silva; ARAUJO, Ordalia Cristina Gonçalves; LOURES, Patrícia Marcelina. Editorial. Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 4, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/16820. Acesso em: 4 nov. 2025.