PROUCA – O PROGRAMA QUE FORNECE UM LAPTOP POR ALUNO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores

  • Mariana Soares da Silva UEG - UNUCSEH

Resumo

O projeto de pesquisa – Programa Um Computador por Aluno – PROUCA – questões pedagógicas - pretendeu estudar a implantação do PROUCA no estado de Goiás. São nove escolas em oito cidades goianas que fazem parte da experiência. O estudo visou compreender e analisar as percepções que gestores, professores e alunos têm do Prouca, sob o ponto de vista pedagógico, como ainda analisar se as escolas selecionadas estão recebendo a assistência técnica e pedagógica necessárias ao desenvolvimento do programa. Buscou ainda saber quais os obstáculos e desafios que gestores e professores enfrentaram de início e que ainda enfrentam, quais as maiores dificuldades quanto a lidar com a nova tecnologia como um meio de auxílio à aprendizagem. O estudo foi feito em três cidades e quatro escolas: duas em Goiânia, uma em Trindade e outra em Ouro Verde de Goiás. Para isso, aplicou-se questionários a gestores, professores e estudantes fizeram-se entrevistas com gestores, conversas informais e fotos. Entender como as aulas acontecem, conhecer as queixas mais frequentes dos professores, como foi sua formação, o que alterou na gestão da escola, são objetivos da investigação, como ainda conhecer como foi feita a formação docente para o Programa e como os professores a avaliam. Os dados foram categorizados, para melhor análise deles. As categorias utilizadas nessa primeira etapa foram: a) infraestrutura elétrica e tecnológica; b) aspectos didático-pedagógicos; c) visão dos agentes escolares sobre o Programa; d) formação da equipe; e) relação professor aluno e gestão da escola. Na próxima etapa ouras categorias poderão ser criadas. Concluiu-se que o Prouca carece de arranjos, adequações, e muito mais assistência de infraestrutura, manutenção e conservação dos equipamentos e formação contínua aos docentes. O detectado e visto claramente foram mais problemas do que bons resultados. Com tantos problemas no desenvolvimento do Programa, infere-se que o objetivo maior dele, que é a inclusão digital das cidades, via educação escolar, coloca em risco o objetivo econômico de ‘adensamento da cadeia produtiva’, ou seja, de formar pessoas capazes de intensificar a produção da cadeia de tecnologias da informação.

Biografia do Autor

  • Mariana Soares da Silva, UEG - UNUCSEH

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Publicado

2013-03-02

Edição

Seção

JIC - Pedagogia