A PRÁTICA DOCENTE NAS PESQUISAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS: Unidade de Jussara
Resumo
Pesquisadores do Estado da Arte levantam o conhecimento produzido nas universidades na pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e apresentam as principais categorias pesquisadas no período de 1990 a 1996 e 1997 a 2007. A prática docente foi uma das principais categorias investigada neste último período. A formação de professores no século XX passou por várias mudanças atendendo a interesses e ideologias dominantes. O encerramento do Curso Normal, a Habilitação Especifica em Magistério à LDB 9.394/96, Pareceres e Resoluções estabeleceram e estabelecem diretrizes para a formação de professores e a caracterização desta formação. A pesquisa faz parte do tripé universitário e nos cursos de licenciatura os graduandos pesquisam e apresentam em forma de monografia, como Trabalho de Curso. O que os futuros professores pesquisam na UEG Jussara? Para responder tal pergunta foi feito um levantamento sobre os temas pesquisados e/ou estudados nos anos de 2004 a 2008 dos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática e História. A metodologia utilizada foi leitura dos títulos e resumos das monografias. Os dados foram catalogados por categoria. A profissionalização docente implica investimento para se conhecer melhor o lócus da atuação profissional, e a pesquisa pode ser um mecanismo para este conhecimento: a articulação entre teoria e prática. Nas instituições de ensino o currículo oculto é instituído pela equipe, a atuação de cada profissional influencia os alunos, discute-se neste sentido a necessidade da reflexão e revisão do papel da pesquisa na/sobre a prática docente na formação do futuro professor.