COMPARAÇÃO SEMÂNTICA

ANÁLISE DE WORDNET EM PORTUGUÊS PARA COMPOSIÇÃO DE UM BANCO DE DADOS RELACIONAL NA COMPARAÇÃO DE PRODUÇÕES TEXTUAIS

Autores

  • Rute Steffany da Silva Universidade Estadual de Goiás, Sistemas de Informação, Anápolis, Goiás
  • José Leonardo Oliveira Lima Universidade Estadual de Goiás, Sistemas de Informação, Anápolis, Goiás https://orcid.org/0000-0001-8869-3056

Palavras-chave:

Comparação semântica, Educação a distância, Ensino híbrido, Rede semântica, Wordnet

Resumo

A Educação a Distância e a Educação Híbrida trazem alguns desafios para os professores na obtenção de feedbacks a respeito da aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos ministrados. Essa pesquisa tem por objetivo identificar a Wordnet em Português que melhor se adequa ao processo de comparação semântica – com foco no estudo da base de dados da Wordnet, o seu funcionamento e como essa pode ser modelada e disponibilizada em um banco de dados relacional – para ser utilizada em um futuro algoritmo para verificar o nível de absorção de conhecimento extraído dos textos de estudo pelo aluno. A pesquisa caracteriza-se como metodológica e descritiva tendo também caráter bibliográfico, com buscas em base de dados e artigos científicos para o levantamento metodológico do foco delimitado para o objetivo da pesquisa. O projeto ainda está em andamento sendo que, até o momento, já foram feitos levantamentos de referencial teórico e de metodologias importantes e também identificação de uma Wordnet candidata a ser utilizada.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Edição

Seção

Resumos Expandidos