ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO I

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SEMESTRE 1/2021

Autores

  • Lena Lúcia de Moraes Universidade Estadual de Goiás (UEG), Sistemas de Informação (SI) Câmpus Central - SEDE: Anápolis - CET, Anápolis, Goiás https://orcid.org/0000-0002-0778-9070
  • Noeli A. Pimentel Vaz Universidade Estadual de Goiás (UEG), Sistemas de Informação (SI) Câmpus Central - SEDE: Anápolis - CET, Anápolis, Goiás
  • Jéssica Maria Vieira Evangelista Universidade Estadual de Goiás (UEG), Sistemas de Informação (SI) Câmpus Central - SEDE: Anápolis - CET, Anápolis, Goiás

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial (ERE), Aprendizagem ativa, Raciocínio Lógico, Pensamento computacional

Resumo

Este trabalho apresenta as experiências vivenciadas no ensino/aprendizagem de Algoritmos e Programação (API) no semestre 1/2021 no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (SI) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Central - SEDE: Anápolis - CET. São relatadas as técnicas pedagógicas, ferramentas, as dificuldades e resultados. A literatura tem mostrado que no ensino de programação os professores têm sido menos bem-sucedidos do que deveriam e assim, testemunham altas taxas de reprovação e evasão. Nesse sentido, é oportuno discutir quais técnicas pedagógicas e ferramentas são mais adequadas para promover engajamento e motivar os alunos a superarem as dificuldades e obterem melhores resultados. Este relato contribui para o cenário de Ensino Remoto Emergencial (ERE) que possibilitou o uso de diferentes técnicas pedagógicas de aprendizagem ativa no processo do ensino/aprendizagem de programação de computadores. As principais intervenções foram: compartilhamento das aulas síncronas e acompanhamento semanal das Atividades Orientadas Assíncronas (AOA) dos alunos com feedbacks rápidos e pontuais. Na comparação da frequência e média final das turmas de API e de Programação para Engenharia (PE), os resultados sugerem que as técnicas de aprendizagem ativa geraram bons resultados no ensino de API no curso de SI no contexto do ERE.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Edição

Seção

Pesquisas e Inic. Científica do curso de SI publicadas em periódicos e eventos