NELSON RODRIGUES E “A VIDA COMO ELA É...” NAS PÁGINAS DO JORNAL A ÚLTIMA HORA: MUDANÇAS DE UM TEMPO QUE SE ESVAI PELAS MÃOS.

Autores

  • Leandro Antônio Santos Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O tema aqui proposto são as representações jornalísticas de Nelson Rodrigues no jornal a Última Hora (1951-1961) em sua coluna diária “A vida como ela é...”. Os objetivos propostos estão em compreender como se deu a produção, circulação e recepção dos contos/crônicas de Nelson Rodrigues no período dos Anos Dourados. Perceber o olhar crítico de Nelson Rodrigues e seu apego às impressões da Belle Époque, entronizadas em sua infância e adolescência, pois os valores e as normas sociais estão sendo ultrapassadas pelo novo ciclo no comportamento social dos habitantes da cidade do Rio de Janeiro. Como Nelson Rodrigues problematiza o campo da honra de da moralidade no inicio da década de 50? Quais representações produziu? Como a sociedade recebeu seus escritos? O que legou para a literatura brasileira? Essas são algumas problemáticas das quais me ocupo. A perspectiva teórica adotada aqui se insere dentro do quadro de renovações da Nova História Cultural mais especificamente no paradigma indiciário de Carlos Ginzburg. A partir daí está em entender o impacto das representações rodriguianas a partir de seu olhar para as “coisas miúdas” do cotidiano carioca. Nelson Rodrigues é um intelectual escritor atento às dinâmicas sociais de seu tempo e traduz toda a sua experiência jornalística em suas tramas cotidianas.

 

Palavras – Chave: Nelson Rodrigues. Belle Époque. Anos Dourados. Jornalismo. Literatura.

Biografia do Autor

  • Leandro Antônio Santos, Universidade Federal de Uberlândia
    Atualmente é mestrando em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História na Universidade Federal de Uberlândia (PPGHIS/UFU) com a pesquisa intitulada: O amor pelo buraco da fechadura: honra e moralidade nas representações jornalísticas de Nelson Rodrigues no Última Hora (1951-1961). Graduado em História (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (UFG/CAC). Atua nos seguinte temas: História do Brasil República, com destaque para os Anos Dourados, historicidade da experiência literária, honra e moralidade da família brasileira nas representações jornalísticas de Nelson Rodrigues, imprensa brasileira e jornal Última Hora.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST2: História, Literatura, Cinema e Gênero