MULHER OU BONECA? CORPORALIDADE FEMININA E REPRESENTAÇÃO ESTÉTICA

Autores

  • Luciana Borges

Resumo

O presente estudo discute aspectos culturais e históricos envolvidos na construção de um imaginário do corpo das mulheres, a partir de uma leitura da boneca como simulacro do feminino. Partindo de um inventário das compreensões do corpo, de sua fisiologia e da tradicional percepção do corpo feminino como enigma, o texto explora inicialmente a obra do artista plástico alemão Hans Bellmer no projeto artístico La Poupée (A boneca) para mostrar como a construção de uma boneca articulada, cujos membros podem se cambiar ao infinito, revela certa percepção do corpo feminino e do papel desse corpo no preenchimento das lacunas do desejo erótico masculino. A boneca, que se desmembra e se rearticula de modo bizarro, que se multiplica nas imagens especuladas e nas fotografias, encontra correlato nas bonecas montadas pelo assassino serial da narrativa fílmica A cela (The cell, 2000), a partir das quais ele cria uma fantasia mórbida de onipotência. De modo análogo, o trabalho analisa o conto pornográfico “Consertador de bonecas” (Carlos K.) que também atualiza o motto da passividade corporal feminina ao fabular um universo fantástico em que se confundem o caráter animado| inanimado das bonecas. Com esses três objetos culturais, o estudo pretende articular tais representações ficcionais, fílmicas e artísticas da corporalidade, pressupondo que a percepção do corpo feminino nas diversas apropriações estéticas é perpassada pelas investiduras de gênero (BUTLER, 2003) e por certa construção do erotismo, situada subjetivamente, como experiência interior (BATAILLE, 2004).

Palavras-chave: Corpo feminino. Gênero. Erotismo. Cinema. Literatura

Biografia do Autor

  • Luciana Borges
    Professora de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Goiás - regional Catalão. Doutora em Estudos Literários pela UFG. Membro do Grupo Dialogus e do GT ANPOLL - A mulher na literatura.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST2: História, Literatura, Cinema e Gênero