MULHER OU BONECA? CORPORALIDADE FEMININA E REPRESENTAÇÃO ESTÉTICA
Resumo
O presente estudo discute aspectos culturais e históricos envolvidos na construção de um imaginário do corpo das mulheres, a partir de uma leitura da boneca como simulacro do feminino. Partindo de um inventário das compreensões do corpo, de sua fisiologia e da tradicional percepção do corpo feminino como enigma, o texto explora inicialmente a obra do artista plástico alemão Hans Bellmer no projeto artístico La Poupée (A boneca) para mostrar como a construção de uma boneca articulada, cujos membros podem se cambiar ao infinito, revela certa percepção do corpo feminino e do papel desse corpo no preenchimento das lacunas do desejo erótico masculino. A boneca, que se desmembra e se rearticula de modo bizarro, que se multiplica nas imagens especuladas e nas fotografias, encontra correlato nas bonecas montadas pelo assassino serial da narrativa fílmica A cela (The cell, 2000), a partir das quais ele cria uma fantasia mórbida de onipotência. De modo análogo, o trabalho analisa o conto pornográfico “Consertador de bonecas” (Carlos K.) que também atualiza o motto da passividade corporal feminina ao fabular um universo fantástico em que se confundem o caráter animado| inanimado das bonecas. Com esses três objetos culturais, o estudo pretende articular tais representações ficcionais, fílmicas e artísticas da corporalidade, pressupondo que a percepção do corpo feminino nas diversas apropriações estéticas é perpassada pelas investiduras de gênero (BUTLER, 2003) e por certa construção do erotismo, situada subjetivamente, como experiência interior (BATAILLE, 2004).
Palavras-chave: Corpo feminino. Gênero. Erotismo. Cinema. Literatura
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).