INSERÇÃO DA ROTINA ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Flavia Rodrigues
  • Anny Gabriellen Cardoso de Brito
  • Jadir Rodrigues Gonçalves

Resumo

A noção do tempo é uma noção de natureza infralógica, e o seu desenvolvimento ocorre por meio de um processo lento, porém é necessário desenvolvê-lo e compreendê-lo no contexto da educação infantil. Nessa perspectiva a construção da noção do tempo por meio da estratégia de rotinas estabelecidas é muito importante. Esse é um estudo de natureza qualitativa descritiva na modalidade interventiva. Participaram de intervenção pedagógica 10 estudantes do 1º ano do ensino fundamental de escola municipal localizada em Formosa-GO. Os estudantes têm idade entre 5 a 7 anos, sendo 8 do sexo masculino e 2 do sexo feminino.  Foram 8 encontros semanais com duração de 4 horas, totalizando uma carga horária de 32 horas. Foram introduzidas duas atividades para construção da noção de tempo: planejamento e avaliação do dia. Ao realizar uma comparação da primeira intervenção para a oitava é possível verificar o desenvolvimento paulatino dos alunos, pois na primeira intervenção não conseguiam sequer distinguir a sucessão das ações do dia, e no decorrer das intervenções puderam apresentar progresso, pois já o faziam mentalmente, se situando no tempo, como também no espaço.

Biografia do Autor

  • Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

    SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia.  Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp.

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Publicado

2019-02-14