A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Autores

  • Cleidiane SIlva Oliveira
  • Bianca Braz de Oliveira
  • Marilda de PAula Mamedio

Resumo

O projeto politico pedagógico (PPP) é o principal documento que rege e define a identidade de uma escola, e indica ainda caminhos para alcançar, visando o beneficio dos alunos. É considerado um documento muito importante, que define diretrizes e metas para que todos os objetivos ali propostos sejam alcançados. Além disso, a construção do PPP deve contar com a participação de todos os envolvidos no corpo escolar. Por tanto esta investigação teve por objetivos verificar a participação da comunidade escolar na elaboração do projeto político pedagógico de uma determinada escola, perceber a importância dessa participação para o desenvolvimento pedagógico da escola e investigar como ocorre a articulação da gestão escolar no processo da elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola. Quanto a metodologia a mesma se constituiu em quantitativa e qualitativa para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário com 05 questões a cerca doo PPP e 12 professores participantes para respondê-los, todos de uma única escola municipal da cidade de Formosa-Go. Após a análise dos dados, constatou-se que houve resultados não muito satisfatórios, pois houve divergências em muitas questões e também de um questionário para o outro, além disso, foi notado certo receio por parte de alguns professores em responder aos questionários, chegou-se à conclusão que, nem todos os envolvidos no corpo escolar possuem participação efetiva na construção do projeto político pedagógico.

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Publicado

2019-02-14