PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO SENSÓRIO MOTOR

Autores

  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Bianca Braz de Oliveira
  • Cleidiane SIlva Oliveira

Resumo

O desenvolvimento humano é marcado por diversas fases e este começa pelo período sensório motor, período que vai de 0-2 anos e, que segundo a Psicologia Genética está dividido em 6  sub estágios.  Esse relato tem como objetivo realizar intervenção educacional com crianças da Educação Infantil, e compreender o desenvolvimento do período sensório motor na criança. Averiguar como as crianças reagem diante de atividades que possibilitem esse desenvolvimento no âmbito educacional. Para tanto participaram 25 crianças, sendo 15 do maternal II com idades entre 2 e 2,5 anos e outras 10 crianças do berçário com idades entre 10 meses e 1,3 anos de idade. Foram realizadas 10 intervenções semanais totalizando 40 horas. As atividades tiveram como cunho educacional desenvolver os cinco sentidos da criança. Todas participaram ativamente com interesse e criatividade, tiveram resultados positivos e com diferentes reações em relação a cada atividade aplicada. Através das atividades propostas foi possível constatar como ocorre o desenvolvimento no período sensório motor e como essas atividades podem ser desenvolvidas de forma significativa.

Biografia do Autor

  • Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

    SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia.  Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp.

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Publicado

2019-02-14