O USO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE IDOSOS

Autores

  • Brunna Furtado Ribeiro
  • Fabiana Alves Malveira
  • Geraldo Pereira Ramos
  • Claudimary Moreira Silva Oliveira

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência do projeto de extensão matemágica para pequenos e grandes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás. Trata-se de uma proposta didática com a proposta para utilização de materiais lúdicos em atividades de aprendizagem dos idosos que participam da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas dependências físicas de um câmpus da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Na experimentação o objetivo foi analisar a utilização de jogos pedagógicos matemáticos como instrumentos para verificar a potencialidade destes recursos na promoção da interação, coletividade, cooperação, criatividade e o raciocínio-lógico dos participantes durante o projeto. Traz uma análise qualitativa com embasamento teórico em Alves (2007), Kishimoto (2002) e Oliveira (2015). Os jogos utilizados nas aulas experimentais foram o pega-varetas e o dominó que neste trabalho, apesar de possuírem suas estratégias e regras específicas, os dois tiveram a mesma finalidade de promover interação no trabalho em grupo. Os resultados mostram que o desenvolvimento dos jogos proporcionou aos idosos a oportunidade de conhecerem alguns conceitos matemáticos como o da adição e igualdade, além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Além disso, pode se dizer que a ludicidade oferece a oportunidade para o ser humano despertar sua criatividade, sua imaginação e seu relacionamento com as pessoas ao seu redor. Por ISSN: 2238-8451 102 meio deste projeto percebe-se que é possível aproximar a universidade da comunidade, apresentando possibilidades diferenciadas de trabalho que possam proporcionar momentos de discussão e reflexão a respeito do ensino e da aprendizagem de Matemática.

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Publicado

2015-12-01