2015: ANAIS DO V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO - CÂMPUS DE IPORÁ

					Visualizar 2015: ANAIS DO V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO - CÂMPUS DE IPORÁ

APRESENTAÇÃO

O COSEMP 2015 constitui um múltiplo evento, realizado no Oeste Goiano, que congrega discussões e atividades de caráter, ao mesmo tempo, formativo, propositivo e acolhedor das experiências do público alvo: comunidade acadêmica do Câmpus da UEG de Iporá e especialmente os professores das redes estadual e municipal de ensino, que historicamente são parceiros nos projetos de estágio, de extensão e do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência.

O avanço das tecnologias educacionais, a presença efetiva de alunos com deficiências nos diferentes níveis de ensino, a necessidade de ampliação dos espaços formais e não formais para a realização dos estágios supervisionados, as perspectivas esperadas nas 21 metas da Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014 – Plano Nacional de Educação que provocará o realinhamento das políticas públicas educacionais para os próximos 10 anos são algumas das razões que justificam a temática do evento.

Baseando-nos metaforicamente na representação do cubo mágico (logo do COSEMP) podemos dizer que as demandas educacionais são como as peças coloridas desorganizadas deste objeto. Elas representam a complexidade do ensino, o qual deve ser organizado a partir das múltiplas possibilidades teóricas, dos documentos legais, dos parâmetros curriculares oficias e das orientações metodológicas para, assim, expressarem as facetas da formação do professor e de sua práxis.

Nesse sentido, os quatro subtemas do COSEMP representam estas facetas e as atividades que compõem a espinha dorsal do evento. São, portanto, as combinações possíveis entre as demandas educacionais e promoção de um ensino significativo. A relação entre universidade que “forma” professores x a escola que “forma” alunos x o Estado que “forma” as instituições de ensino em todos os níveis se destacam como uma das articulações possíveis e necessárias para a constituição de uma sociedade mais democrática, solidária, inclusiva e isenta das diferentes formas de discriminação ente os sujeitos.

 

Nesse contexto, a proposta dessa temática justifica-se pela realidade ao acesso à educação superior para acadêmicos com alguma deficiência, em conformidade com os marcos legais:  Declaração de Salamanca – 1994; 7.853, de 24 de outubro de 1989, que  dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e consolida as normas de proteção, e dá outras providências; Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 que complementa a lei citada e; o Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 que abrange todas as formas de discriminação, inclusive a recusa de adaptação razoável da prática pedagógica no ensino superior.

A prática cotidiana da sala de aula na universidade, a troca de experiências entre escola campo e professores iniciantes, a aproximação entre a discussão teórica na UEG de Iporá, a produção científica sobre o ensino nos cursos de formação de professores, experiência profissional e prática dos docentes da rede básica de ensino também justificam a realização do COSEMP 2015.

Nesse sentido, o evento tem por objetivo oportunizar a reflexão sobre a formação docente via estágio supervisionado e programas de iniciação à docência, bem como compartilhar as experiências vividas no contexto dos projetos de ensino, extensão e pesquisa. A sua realização contribuirá na produção de referencial bibliográfico sobre os eixos de discussão e divulgará o conhecimento através do lançamento do livro Paradigmas de ensino: adaptações curriculares e o direito ao saber, resultado das discussões do COSEMP – 4º ed. realizado em 2014, que reuniu cerca de 600 participantes.

Publicado: 2015-12-01

Artigos