O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ATIVIDADE EXTENSIONISTA
Resumo
O presente trabalho apresenta resultados do projeto intitulado o lúdico na educação infantil se desenvolveu no ano de 2015 como atividade do projeto de extensão “matemágica para pequenos e grandes” para responder a seguinte pergunta: quais os benefícios no uso de jogos na educação infantil? Trata se de uma pesquisa qualitativa com embasamento teórico principal Moura (1997) e Muniz (2010) e Alves (2012) que consideram o lúdico como a forma mais eficaz de envolver alunos em uma atividade, em que aprendem brincando. Se realizou em uma turminha da pré-alfabetização com idade entre cinco e seis anos de um núcleo infantil municipal da cidade de Iporá/GO. A metodologia da pesquisa se constituiu na aplicação de oficinas com a utilização de jogos como o tangram e o dominó de números inteiros com o intuito de promover a prática cooperativa como destaca Imbernón (2012). Os resultados mostram que por meio das atividades com uso dos jogos os alunos compreenderam com facilidade alguns conceitos básicos de matemática como a associação de pequenas quantidades à escrita do algarismo numérico. A atividade com os jogos também estimulou a colaboração e integração entre os alunos, além de estimular a expressão oral e a capacidade de defenderem suas próprias ideias. Como trabalho de extensão o projeto representou uma possibilidade de trabalho que aproximou a universidade da comunidade e estimulou a ISSN: 2238-8451 146 discussão e a reflexão a respeito do ensino de matemática por meio do compartilhamento de aprendizagens que se basearam na ação-reflexão-ação.Downloads
Publicado
2015-12-01
Edição
Seção
Artigos