POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
trabalhando com o gênero poetry slam nas salas de aula de língua portuguesa
Resumo
A atual conjuntura da sociedade brasileira é fruto dos processos de colonização, capitalismo e patriarcado que determinaram, a partir das relações de poder, quais são os conhecimentos que devem ser considerados válidos. Nesse sentido, urge a necessidade de trazer temáticas decoloniais para o âmbito educacional, colaborando para o desenvolvimento do letramento crítico dos alunos, para que possam reconhecer discursos segregatórios e estabelecer diálogos e ações de ressignificação e resistência. Neste trabalho, apresentamos uma proposta de ser/fazer decolonial, nas aulas de Língua Portuguesa, a partir do gênero artístico e literário Poetry Slam. Os aportes teóricos estão calcados nas seguintes temáticas: Letramento Crítico (Monte Mór, 2019; Freire, 1979) e os Estudos Decoloniais (Mignolo 2021; Walsh, 2013; Kilomba, 2016). Nesse contexto, consideramos que os textos desse gênero trazem à tona a problematização de diversos temas que atravessam o social, por esse motivo, se estabelece como uma importante ferramenta pedagógica para o ensino de língua, haja vista a relação interdependente entre língua e sociedade.