Edições anteriores
-
Anais do XX Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas
v. 10 n. 1 (2024)Em sua vigésima edição, o ENFOPLE visa promover um movimento de repensar as emoções e a presença do afeto na formação de professores/as e na educação linguística em diferentes níveis educacionais. Para tanto, o evento busca unir-se aos diálogos informados por perspectivas críticas e decoloniais, que questionam a centralidade da cognição e da razão na produção de conhecimentos válidos na academia, com o intuito de problematizar e ampliar os sentidos de ser, fazer, saber, estar e se relacionar nos ambientes educacionais. Esse diálogo necessário e urgente entre universidades, escolas, comunidades e demais instituições é propício para o fortalecimento de uma educação linguística que acolha o ser em suas complexidades e que nutra espaços cotidianos para a formação de seres responsivos, éticos, críticos e criativos que lutem conjuntamente pela criação de um mundo outro a partir de seus espaços, corpos, saberes e sentires.
-
Anais do XIX Encontro de Formação de Professoras(es) de Línguas
v. 9 n. 1 (2023)Neste ano, a temática escolhida está voltada para a educação linguística e busca valorizar as vozes dos/as professores/as que atuam em escolas públicas. Assim, o ENFOPLE 2023 propõe ser um espaço de escuta sensível, acolhedora e, ao mesmo tempo, nos preencha de potência para enfrentar os desafios docentes e linguísticos contemporâneos.
-
Anais do XVIII Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas
v. 8 n. 1 (2022)Esta edição traz o tema Educação Linguística Antirracista e Branquitude: reconhecendo corpos e experiências para além da sala de aula, com o intuito de promover diálogos que colaborem para uma formação de professoras/es de línguas e sujeitos que sejam agentes de uma educação antirracista e que lutem contra todo tipo de exclusão.
-
Anais do XVII Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas e XX Encontro de Professores de Língua Estrangeira
v. 7 n. 1 (2021)Ao longo de dezessete anos, envoltas/os em uma atmosfera de alegria, força, determinação, luta, parceria e amor, temos planejado e realizado o Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas – ENFOPLE. Nós, professoras/es, que construímos nossos saberes, nossas histórias de vida e nossa coletividade em um espaço/tempo atravessado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG, Inhumas), convidamos você a participar desse evento que nos afeta sobremaneira e nos constrói para além dos muros da escola.
Seguindo nossa insistente mania de esperançar, neste ano de 2021, ainda sensibilizadas/os com o sofrimento provocado pela pandemia de Covid-19, unimos forças e realizamos, pela segunda vez, o evento em formato virtual, que, nesta edição, agrega o Encontro de Formação de Professores de Línguas Estrangeiras – EPLE, encontro historicamente organizado no estado do Paraná, mas que agora extrapola as fronteiras geográficas para esperançar com o ENFOPLE. Assim, apresentamos o XVII ENFOPLE e o XX EPLE, um encontro de afetos, fruto de uma parceria pautada na compreensão de que aprendemos em comunhão.
No ano em que se comemora o centenário do nascimento de nosso mestre Paulo Freire, como não poderia deixar de ser, escolhemos “freirear”. Por “freirear”, queremos dizer que compreendemos a educação como um ato político e como possibilidade de valorizar dimensões outras da vida: a sensibilidade, a solidariedade, a alteridade, a justiça social, dentre tantas outras perspectivas discutidas por Freire, imprescindíveis para a construção de um mundo menos feio e menos malvado. Portanto, com o intuito de discutir sobre as contribuições freireanas para o campo da formação docente e do ensino de línguas, o tema desta edição é "Paulo Freire 100pre: legado para uma educação linguística transformadora".
Os diferentes espaços de fala e escuta sensíveis – possibilitados por meio de conferências, mesas-redondas, rodas de conversa, painéis temáticos, sessões de comunicações e apresentações artísticas realizadas por pessoas de diferentes locais – são um convite à leitura da palavra-mundo. Sabendo-nos inconclusos, que possamos, juntas/os, esperançar virtualmente e, em comunhão, imaginar possibilidades outras de ser, (re/des)aprender e (re)existir. A boniteza destes eventos repousa na diversidade de todas/os as/os participantes e organizadoras/es que os constituem, como seres que vivem no permanente movimento de busca do ser mais.
-
Anais do XV Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira
v. 5 n. 1 (2019)Esta edição do Encontro sobre Formação de Professores de Língua Estrangeira (ENFOPLE) é uma edição festiva. Estamos realizando a décima quinta edição deste evento que nos inspira e nos ensinamuito sobre ser professor. O evento nasceu do desejo de discutir e refletir sobre a formação de professores de língua estrangeira no interior de Goiás, na recém criada Universidade Estadual de Goiás. Ao longo destes anos, por meio desta ação de extensão, acompanhamos as discussões da área e nos dedicamos a colaborar com a formação dos professores da região, primando por uma característica forte na trajetória do ENFOPLE: a interação entre diferentes instituições, valorizando experiências e saberes.
-
Anais do Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira (ENFOPLE) - ISSN 2526-2750
v. 1 n. 1 (2015)O Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira firma-se como um importante evento para a comunidade acadêmica do Câmpus Inhumas e, sobretudo, para a comunidade educacional local e circunvizinha. Além de agregar valor científico ao corpo docente e discente dos cursos de Letras e Pedagogia, o evento objetiva primar pelo envolvimento e participação dos egressos dos dois cursos nas atividades propostas. O tema que norteia o evento nessa edição trata da identidade do professor na contemporaneidade, e tem gerado importantes discussões não só acadêmicas, mas também em eventos científicos. Com isso, objetiva-se trazer reflexões que permeiam as nossas concepções acerca das novas configurações do docente na sociedade pós-moderna e globalizada na qual estamos inseridos.
O evento justifica-se por constituir-se como um espaço de discussão interdisciplinar, multicampi e interinstituicional em que podem ser travadas reflexões sobre como tem sido e como deve orientar-se o trabalho dos docentes. Além disso, o evento pode trazer algumas respostas à sociedade, por meio da promoção de atividades das quais podem participar os professores da cidade de Inhumas e de cidades próximas, bem como os acadêmicos de Letras e Pedagogia de Inhumas e de outras cidades vizinhas, aproximando as discussões acadêmicocientíficas das situações de interação em sala de aula.