PIBID: Conhecendo as heranças culturais africanas no Maranhão

Autores

  • Jerlane Santos Silva Universidade Federal do Maranhão image/svg+xml
  • Janine Alessandra Perini
  • Joao Vitor Silva

Resumo

A partir do período colonial, o Brasil, em especial, o Maranhão, tornou-se um importante centro de comércio de escravizados africanos, o que fez com que a população do estado fosse formado até os dias de hoje, em sua grande maioria, de negros ou pardos. Essa miscigenação deixou marcas profundas na cultura local, incluindo a música, a dança, as artes visuais, a religião, as tradições e as manifestações populares, além de palavras utilizadas em nosso vocabulário. Essas manifestações artísticas e culturais são algumas das expressões que contribuíram na construção da identidade negra na região maranhense. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura de Linguagens e Códigos Língua Portuguesa trabalhou com um projeto interdisciplinar com a proposta de refletir o processo histórico e cultural na cultura maranhense, apresentando a participação africana na construção social e histórica do Maranhão e como isso impactou no processo de desenvolvimento dos costumes maranhenses. Para desenvolver tais reflexões foram utilizados autores como: Munanga (2022) e Silva (2016), que tratam de questões culturais do Brasil. Como processo metodológico utilizamos o relato de experiência do projeto “Conhecendo as heranças culturais africanas no Maranhão”, que foi aplicado nas turmas 9º A, 9º B e 9º C da Escola Municipal Célia Cristina Pereira dos Reis e no 2º ano B do Centro de Ensino Deborah Correia Lima, localizados no município de São Bernardo, Maranhão. Como resultado, o projeto permitiu que os alunos conhecessem o patrimônio cultural afro-maranhense, contribuindo, dessa forma, para a conscientização sobre a importância da cultura afro-maranhense na formação da identidade local.

 

Biografia do Autor

  • Janine Alessandra Perini

    Professora de Artes Visuais do Centro de Ciências de São Bernardo, UFMA. Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Formação de professores, CNPq-UFMA. Coordenadora do Pibid, Edital 2022-2024, do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa. Integrante do projeto de pesquisa Observatório da Formação de Professores de Artes no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina – (OFPEA/BRARG). CV: http://lattes.cnpq.br/9856652011091771. E-mail: janine.perini@ufma.com

  • Joao Vitor Silva

    Graduando em Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, do Centro de Ciências de São Bernardo, UFMA. Bolsista do Pibid, Edital 2022-2024, do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2023-12-07