ELSA SPEAK:

ANÁLISE DO APLICATIVO EM RELAÇÃO À FLUÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Osangela Tavares UEG
  • Olira Saraiva Rodrigues

Resumo

Este trabalho apresenta a proposta que tem como foco possibilidades de contribuições do aplicativo ELSA Speak como um recurso digital que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para a aquisição da fluência na Língua Inglesa. Dado o tema em análise, o cerne fundamental da pesquisa consiste em: Quais as possíveis contribuições da utilização do aplicativo ELSA Speak para o desenvolvimento da fluência na Língua Inglesa? O objetivo geral dessa pesquisa será compreender como a utilização do aplicativo ELSA Speak pode contribuir com o desenvolvimento do desenvolvimento da fluência na Língua Inglesa. Para tanto, busca-se: analisar a Cultura Digital, com todas as suas reverberações na cultura contemporânea; discutir diferentes concepções teóricas sobre Inteligência Artificial, diante de suas abordagens, características e utilizações no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa; refletir o uso do aplicativo ELSA Speak em possíveis contribuições da fluência no desenvolvimento da Língua Inglesa. A metodologia aplicada sobre o objeto de estudo será de natureza básica pura, com abordagem qualitativa de cunho exploratório, inspirada na netnografia com base na exportação e análises de dados de registros de narrativas produzidas pelo aplicativo, além de ser uma pesquisa bibliográfica e bibliográfica embasada em análise documental. Apresentando uma aproximação com o método fenomenológico. Os pressupostos teóricos objetivam analisar os dados em uma perspectiva crítica e emancipatória, tendo como autores iniciais pesquisados: (Santaella, 2023), (Jenkins, 2013), (Lévy 2003), (Feenberg, 2013), (Kaufman, 2023), (Rodrigues, 2022), (Freire 1980), (Gil 2022), (Vieira Pinto, 2005), (Kozinets, 2014) e entre outros.

Biografia do Autor

  • Olira Saraiva Rodrigues

    Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (FLUP). Pós-doutorado em Estudos Culturais pela Faculdade de Letras (UFRJ). Doutorado em Arte e Cultura Visual (UFG). Mestrado em Educação (PUC-Goiás). Graduação em Letras (UEG). Anápolis, Goiás, Brasil – E-mail: olira.rodrigues@ueg.br

Downloads

Publicado

2023-12-07