ELSA SPEAK:
ANÁLISE DO APLICATIVO EM RELAÇÃO À FLUÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA
Resumo
Este trabalho apresenta a proposta que tem como foco possibilidades de contribuições do aplicativo ELSA Speak como um recurso digital que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para a aquisição da fluência na Língua Inglesa. Dado o tema em análise, o cerne fundamental da pesquisa consiste em: Quais as possíveis contribuições da utilização do aplicativo ELSA Speak para o desenvolvimento da fluência na Língua Inglesa? O objetivo geral dessa pesquisa será compreender como a utilização do aplicativo ELSA Speak pode contribuir com o desenvolvimento do desenvolvimento da fluência na Língua Inglesa. Para tanto, busca-se: analisar a Cultura Digital, com todas as suas reverberações na cultura contemporânea; discutir diferentes concepções teóricas sobre Inteligência Artificial, diante de suas abordagens, características e utilizações no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa; refletir o uso do aplicativo ELSA Speak em possíveis contribuições da fluência no desenvolvimento da Língua Inglesa. A metodologia aplicada sobre o objeto de estudo será de natureza básica pura, com abordagem qualitativa de cunho exploratório, inspirada na netnografia com base na exportação e análises de dados de registros de narrativas produzidas pelo aplicativo, além de ser uma pesquisa bibliográfica e bibliográfica embasada em análise documental. Apresentando uma aproximação com o método fenomenológico. Os pressupostos teóricos objetivam analisar os dados em uma perspectiva crítica e emancipatória, tendo como autores iniciais pesquisados: (Santaella, 2023), (Jenkins, 2013), (Lévy 2003), (Feenberg, 2013), (Kaufman, 2023), (Rodrigues, 2022), (Freire 1980), (Gil 2022), (Vieira Pinto, 2005), (Kozinets, 2014) e entre outros.