LETRAMENTOS DIGITAIS E AS PERSPECTIVAS PARA OS JOGOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
A presente comunicação tem o objetivo de apresentar uma discussão sobre os jogos digitais e suas possibilidades na aprendizagem de Língua Inglesa. Sendo assim o estudo busca responder a seguinte pergunta “Os jogos digitais auxiliam na aprendizagem da Língua Inglesa?”. As propostas apresentadas estão pautadas nos estudos sobre letramentos digitais (Dudeney, Hockly, Pegrum, 2016) e na perspectiva sobre os jogos em relação às novas mudanças de ensino devido as exigências dos nativos digitais (Prensky, 2012; Avelar; Freitas, 2018). Para a realização desta pesquisa utilizamos uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de questionários e captura de telas e vídeos de jogos, sendo que a análise partiu da experiência dos alunos com instrumentos tecnológicos. Os resultados da pesquisa demostraram que os participantes consideram que os jogos digitais e as tecnologias favorecerem o aprendizado da Língua Inglesa, visto que os jogos têm o poder de provocar, estimular e motivar os seus jogadores. Portando, as oportunidades que emergem desse contexto possuem oportunidades de promover um aprendizado significativo para os alunos.
Palavras-chave: Jogos digitais. Língua Inglesa. Letramentos digitais.