MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO: as narrativas docentes acerca de experiências de letramento(s)

as narrativas docentes acerca de experiências de letramento(s)

Autores

  • CARINA GOMES LEAL UEG-CAMPUS CORA CORALINA-CIDADE-DE-GOIAS
  • CARLA CONTI FREITAS UEG-CAMPUS CORA CORALINA-CIDADE-DE-GOIAS

Resumo

O presente artigo nasceu a partir da participação no encontro - I Evento da Rede do Cerrado - Caminhos em Expansão. A Rede Cerrado é um grupo de estudos e pesquisas sobre formação de professores de línguas, que objetiva discutir os princípios da formação crítica e da educação linguística. O diálogo teórico é baseado nos pressupostos teóricos de Larrosa (2015), Nóvoa (1991), Macedo (2015), Josso (2004), Street (2014), Kleimam (2005), Monte Mór (2015), Ferraz e Tomazi (2016), Dominicé (1990), González Rey (2005), Connelly e Clandinin (1995), Vygotsky (1984), dentre outros. A metodologia é baseada na abordagem qualitativa com enfoque na pesquisa narrativa, refletindo de que forma as experiências contribuíram para a constituição da identidade docente sob os construtos do letramento. O artigo objetivou compreender em termos de experiências formativas vividas por quatro professores (participantes do evento), de que forma a formação continuada experienciada contribuiu para a praxiologia docente. Os resultados mostram que os letramentos constituídos envolveram diferentes áreas de conhecimento, com aspectos culturais particulares da academia e da educação básica, focando no letramento enquanto constituição crítica e emancipatória de si e do outro.

 

PALAVRAS-CHAVE: Letramento; Memórias formativas; Formação docente; Rede Cerrado.

Biografia do Autor

  • CARLA CONTI FREITAS, UEG-CAMPUS CORA CORALINA-CIDADE-DE-GOIAS

    Docente Pós-graduação Stricto Sensu PPGET da Universidade Estadual de Goiás, Brasil. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimentos (UERJ). Orcid: 0000-0002-7217-1664. carla.freitas@ueg.br

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Publicado

2023-12-04