MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO: as narrativas docentes acerca de experiências de letramento(s)
as narrativas docentes acerca de experiências de letramento(s)
Resumo
O presente artigo nasceu a partir da participação no encontro - I Evento da Rede do Cerrado - Caminhos em Expansão. A Rede Cerrado é um grupo de estudos e pesquisas sobre formação de professores de línguas, que objetiva discutir os princípios da formação crítica e da educação linguística. O diálogo teórico é baseado nos pressupostos teóricos de Larrosa (2015), Nóvoa (1991), Macedo (2015), Josso (2004), Street (2014), Kleimam (2005), Monte Mór (2015), Ferraz e Tomazi (2016), Dominicé (1990), González Rey (2005), Connelly e Clandinin (1995), Vygotsky (1984), dentre outros. A metodologia é baseada na abordagem qualitativa com enfoque na pesquisa narrativa, refletindo de que forma as experiências contribuíram para a constituição da identidade docente sob os construtos do letramento. O artigo objetivou compreender em termos de experiências formativas vividas por quatro professores (participantes do evento), de que forma a formação continuada experienciada contribuiu para a praxiologia docente. Os resultados mostram que os letramentos constituídos envolveram diferentes áreas de conhecimento, com aspectos culturais particulares da academia e da educação básica, focando no letramento enquanto constituição crítica e emancipatória de si e do outro.
PALAVRAS-CHAVE: Letramento; Memórias formativas; Formação docente; Rede Cerrado.