PODCAST NA ESCOLA:

CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E VIVÊNCIA DE PRÁTICA SOCIAL

Autores

  • Monalisa Pedroso Moraes UEG Câmpus Cora Coralina

Resumo

Com mais de 30 milhões de ouvintes no Brasil, e com quase 50% dos jovens consumindo-a, a mídiapodcastaparece comopossibilidade ao considerarmos o uso de novas tecnologias no ambiente escolar, como prevê a BNCC (2018). Dando continuidade a uma pesquisa realizada em 2019 (CONTI; MORAES, 2020), este artigo tem como objetivo relatar as percepções de professores e estagiários de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, no uso do podcast em sala de aula. Para isso, foi aplicado um questionário online, via Google Forms, no qual os profissionais relataram suas experiências, ou intenções de uso, com o podcast na sala de aula. Além disso, o trabalho objetiva contrapor com o estudo anterior, que relatou as percepções de profissionais da comunicação sobre o mesmo tema. Apoiados em Montemór (2007; 2019), Rojo e Moura (2019), Marcuschi (2005), Rojo (2012), Avelar e Conti (2020), entre outros, discutimos o uso de mídias digitais enovas tecnologias como gêneros textuais e como ferramentas na escola, considerando que, como práticas sociais, ao utiliza-las em sala de aula, devemos promover praxiologias e não apenas considera-las como recursos tecnológicos. Como esperado, as percepções dos profissionais da educação divergiram das noções dos participantes ligados ao campo de conhecimento da comunicação

Downloads

Publicado

2023-12-04