A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EDITÁVEIS PARA A IMPLICAÇÃO DO LÓCUS DE ENUNCIAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Autores

  • Susana Pinheiro da Cruz Prestes IFPR

Resumo

Este trabalho traz para o debate o estímulo à criação de materiais didáticos totalmente editáveis, especialmente para o contexto do Ensino Básico brasileiro. Como professora de escola pública que sou, reconheço a qualidade e importância do Programa Nacional do Livro Didático para as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Básico. Em especial, a elaboração de tais materiais, que partem da perspectiva do Sul Global, rompe com uma hierarquização econômica, social e epistemológica, que nos é imposta e que precisa ser problematizada.  Em outras palavras, adotar livros didáticos elaborados no Brasil e por brasileiros significa interromper a prática do uso de materiais cuja neutralidade e universalidade são presumidas, e assumir uma postura política na educação com vistas a se posicionar contra a lógica da colonialidade (MALDONADO-TORRES, 2007). No entanto, tendo em vista a diversidade de realidades dos diferentes contextos de ensino no Brasil, advogo que os livros e materiais didáticos a nós fornecidos apresentem também uma versão totalmente editável, a fim de que possamos adaptá-los às nossas necessidades e particularidades. A fim de fundamentar este debate, convoco o conceito de lócus de enunciação (GROSFOGUEL, 2007), que põe em destaque a necessidade de entendermos o lugar geopolítico e corpo-político de onde falamos e suas implicações para nossas práticas sociais, dentro e fora de sala de aula. Além disso, assim como Menezes de Souza (2011), rejeito a ideia de que o material didático possa ser “self-contained”, ou seja, possa bastar por si só, em uma lógica de método que é feito para ser utilizado em uma ordem linear e predeterminada a fim de que se obtenham resultados previsíveis e garantidos. Por fim, apresento uma proposta de compartilhamento de materiais editáveis realizada em meu contexto de ensino.

Downloads

Publicado

2023-12-07