TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

USO DE VÍDEOS EM AULAS DE INGLÊS

Autores

Resumo

Os espaços educacionais estão sendo modificados por ferramentas digitais, recursos interativos e abordagens inovadoras que transformam a maneira como os alunos e os professores se relacionam com a construção dos saberes. Nesse contexto em constante evolução, as tecnologias educacionais não apenas oferecem novas oportunidades para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, mas também propiciam uma educação mais dinâmica, personalizada e acessível, ultrapassando a compreensão do que é a tecnologia para o como usá-la (MISHRA; KOEHLER, 2006). Esta pesquisa explora o impacto e a relevância das tecnologias educacionais, por meio do uso de vídeos, na formação docente em contextos de línguas adicionais. Como percurso metodológico, apresentamos um relato de experiência de um professor de inglês em uma escola pública com alunos de turmas de 8º ano do ensino fundamental. A metodologia envolveu a produção de vídeos curtos nos quais os alunos entrevistaram indivíduos de seu cotidiano, utilizando questionários elaborados pelos próprios grupos de trabalho, bem como a realização de pesquisas na internet para buscar por informações sobre a diversidade, as especificidades e a pluralidade presente na expressão oral e em características extralinguísticas dos falantes nativos e não nativos de inglês em variados contextos de diferentes partes do mundo. Os resultados revelaram que a dinâmica de produção e uso de vídeos desempenhou um papel motivador significativo nos estudantes, capacitando-os a documentar e acompanhar o conhecimento gerado por suas próprias investigações e curiosidade. Essa motivação se deve tanto pela possibilidade de construir e revisitar conceitos por meio de variação e transdisciplinaridade, quanto pela facilidade possibilitada pela tecnologia utilizada (TOKUHAMA-ESPINOSA, 2021). Dessa maneira, o engajamento e a autoeficácia (AMARAL; GUERRA, 2022), bem como a metodologia ativa, centrada no aluno (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015), promovidas nessa prática contribuem como experiência pedagógica construtiva na formação do docente de línguas adicionais.

Biografia do Autor

  • Eduardo Schiller, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Mestrando em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) na linha de pesquisa Linguagens, Arte e Educação, Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Plurilinguismo na Educação (GPPluri), Especialista em Tradução em Inglês pela Universidade Estácio de Sá e Licenciado em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Leciona Língua Inglesa e Língua Portuguesa desde 2008 e tem experiência em Gestão Escolar e Superintendência Educacional Bilíngue na Prefeitura Municipal de Bombinhas, Santa Catarina. Atualmente é professor efetivo de Língua Inglesa no Centro de Educação Integral e Tecnológica Leonel de Moura Brizola (CEIT), também em Bombinhas.

  • William Campos da Silva, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Mestrando em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura no Contexto Educacional pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR) e Licenciado em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente é professor efetivo de Língua Inglesa na Prefeitura Municipal de Blumenau (PMB).

  • Cyntia Bailer, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Professora no Departamento de Letras da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FURB). Doutora em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Inglês UFSC (2012-2016). Foi bolsista CAPES, com estágio sanduíche no exterior, na Carnegie Mellon University (Pittsburgh, PA, EUA) (2014-2015). Mestre em Letras (Inglês e Literatura correspondente) pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) (2011). Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas) pela FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) (2008). Apresentou trabalhos e pesquisas desenvolvidas durante sua trajetória educacional. Tem experiência profissional no ensino da Língua Inglesa aos mais diversos níveis em escolas regulares e escolas de idiomas, bem como experiência em tradução e revisão. Como pesquisadora, está interessada na área de aquisição de segunda língua, com foco nos aspectos cognitivos envolvidos no processamento da linguagem e compreensão, em especial na área de leitura e de implementação desses processos no cérebro, e também na área de educação e formação de professores de línguas, com ênfase nas práticas de leitura e escrita em línguas.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS