TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
USO DE VÍDEOS EM AULAS DE INGLÊS
Resumo
Os espaços educacionais estão sendo modificados por ferramentas digitais, recursos interativos e abordagens inovadoras que transformam a maneira como os alunos e os professores se relacionam com a construção dos saberes. Nesse contexto em constante evolução, as tecnologias educacionais não apenas oferecem novas oportunidades para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, mas também propiciam uma educação mais dinâmica, personalizada e acessível, ultrapassando a compreensão do que é a tecnologia para o como usá-la (MISHRA; KOEHLER, 2006). Esta pesquisa explora o impacto e a relevância das tecnologias educacionais, por meio do uso de vídeos, na formação docente em contextos de línguas adicionais. Como percurso metodológico, apresentamos um relato de experiência de um professor de inglês em uma escola pública com alunos de turmas de 8º ano do ensino fundamental. A metodologia envolveu a produção de vídeos curtos nos quais os alunos entrevistaram indivíduos de seu cotidiano, utilizando questionários elaborados pelos próprios grupos de trabalho, bem como a realização de pesquisas na internet para buscar por informações sobre a diversidade, as especificidades e a pluralidade presente na expressão oral e em características extralinguísticas dos falantes nativos e não nativos de inglês em variados contextos de diferentes partes do mundo. Os resultados revelaram que a dinâmica de produção e uso de vídeos desempenhou um papel motivador significativo nos estudantes, capacitando-os a documentar e acompanhar o conhecimento gerado por suas próprias investigações e curiosidade. Essa motivação se deve tanto pela possibilidade de construir e revisitar conceitos por meio de variação e transdisciplinaridade, quanto pela facilidade possibilitada pela tecnologia utilizada (TOKUHAMA-ESPINOSA, 2021). Dessa maneira, o engajamento e a autoeficácia (AMARAL; GUERRA, 2022), bem como a metodologia ativa, centrada no aluno (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015), promovidas nessa prática contribuem como experiência pedagógica construtiva na formação do docente de línguas adicionais.