EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
Este trabalho apresenta um recorte da minha dissertação em andamento, que traz um panorama das pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação de universidades públicas brasileiras, na área de Educação Linguística Crítica de Língua Inglesa, entre os anos de 2020 a 2023. A fundamentação teórica baseia-se em teorizações da Linguística Aplicada Crítica, tais como Pennycook (2001) e Moita Lopes (2006), e da Educação Linguística Critica, como Ferraz (2018), Duboc (2018), Mattos (2018), Jordão (2018), Borelli (2018), entre outros. Os objetivos são: analisar o panorama de tais pesquisas, construir um mapeamento, identificar as principais características e analisar as contribuições que estes trabalhos trazem para o entendimento de Educação Linguística Crítica de Língua Inglesa no contexto brasileiro. Para atingir os objetivos propostos, estou desenvolvendo uma pesquisa de carácter qualitativo e documental, cujo procedimento metodológico é a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Após categorização inicial do material empírico, percebi que a formação de professores se destaca como foco nas pesquisas. Além disso, a colaboração, seja em estágio, curso de extensão ou sessões reflexivas, promove discussões e interações que permitem aos professores/as (futuros ou atuantes) considerarem novas formas praxiológicas para que o ensino crítico se torne constante nas salas de aula de língua inglesa. Outro resultado já encontrado é a relação entre o crítico e as emoções, tendo em vista que as problematizações (justiça social, gênero, raça, etnias, diversidade, entre outros) que o ensino crítico promove podem gerar desconfortos tanto para alunos/as quanto professores/as e, assim, aflorar as emoções, entrelaçando os caminhos entre os sentimentos e a criticidade. Espero que com essa pesquisa seja possível a visualização das direções que a Educação Linguística Crítica está trilhando e quais são as contribuições dela para a construção de sentidos nas aulas de Língua Inglesa.