ETARISMO SOB O OLHAR DE ALUNOS DA EJA/EJAI
um relato de experiência no estágio supervisionado ii no ensino de língua portuguesa
Resumo
Este trabalho tem como finalidade apresentar um relato das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado II, no curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Essas experiências ocorreram no primeiro semestre de 2024, por meio de observações-participantes e regências, na Escola Municipal Paulo Freire, localizada no município de São Bernardo-MA. Ao final das regências, os três professores em pré-serviço aplicaram um projeto interdisciplinar, cuja temática social foi “etarismo”. Tal projeto foi aplicado em conjunto com as aulas de língua portuguesa; por ser interdisciplinar, também foram mobilizados conhecimentos de artes e de língua inglesa. O estágio foi realizado na modalidade de ensino EJAI/EJA no Ensino Fundamental II, nível de ensino previsto para os professores em pré-serviço matriculados no sexto período do referido curso de graduação. Esse relato tem como objetivo principal apresentar como as atividades referentes ao Estágio Supervisionado II foram desenvolvidas por meio do projeto interdisciplinar e apresentar os resultados obtidos neste período de prática de estágio. Como aporte teórico utilizado para desenvolver o projeto, considerou-se noções freirianas (i.e., pedagogia da autonomia) e, a partir delas, buscou-se oportunizar espaços para consciência crítica nos alunos sobre a temática em tela. O projeto foi feito junto a 7 alunos que se mostraram muito interessados e participativos ao longo das 8 aulas que utilizamos para a aplicação, a idade deles variava entre 16 e 70 anos na sala de aula. O projeto foi finalizado em uma culminância onde os alunos apresentaram seus cartazes e um vídeo que foi produzido por eles em forma de campanha no combate ao etarismo.