PANORAMA DE PESQUISAS QUE DISCUTEM DIRETRIZES E MATERIAIS PEDAGÓGICOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
Neste texto discuto um recorte da minha dissertação de mestrado “Caminhos percorridos pela Educação Linguística Crítica de Língua Inglesa no contexto brasileiro de pós-graduação” (Jacomini, 2024), desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade estadual de Goiás. Ancorada em teorizações da Linguística Aplicada Crítica (Pennycook, 2001; Moita Lopes, 2006) e da Educação Linguística Crítica (Ferraz, 2018; Mattos, 2018; Pessoa, 2018), meu objetivo é discutir em que sentidos a perspectiva da Educação Linguística Crítica embasa diretrizes, documentos e materiais didáticos que direcionam o ensino de Língua Inglesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, tendo a análise de conteúdo (Bardin, 2016) como procedimento metodológico. Primeiramente, foi realizada uma categorização do material empírico e foi constatado que 5 pesquisas discutiam diretrizes e materiais pedagógicos relacionadas à Educação Linguística Crítica. Os resultados apontaram para a importância de realizar uma análise crítica de material didático nas aulas de língua inglesa, visando a legitimação ou não de relações de domínio e desigualdades; outro resultado encontrado foi a possibilidade de planejamento e execução de aulas pelas brechas (Duboc, 2015) para que a Educação Linguística Crítica possa se tornar presente, mesmo quando as diretrizes e documentos oficiais não a contemplem. Os resultados indicam que é possível (re)direcionar o ensino de língua inglesa a partir de perspectivas críticas, contribuindo para a expansão de sentidos nas aulas e, principalmente, a formação de alunos/as conscientes do papel transformador que possuem.