PANORAMA DE PESQUISAS QUE DISCUTEM DIRETRIZES E MATERIAIS PEDAGÓGICOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Marília Candido Jacomini UEG

Resumo

Neste texto discuto um recorte da minha dissertação de mestrado “Caminhos percorridos pela Educação Linguística Crítica de Língua Inglesa no contexto brasileiro de pós-graduação” (Jacomini, 2024), desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade estadual de Goiás. Ancorada em teorizações da Linguística Aplicada Crítica (Pennycook, 2001; Moita Lopes, 2006) e da Educação Linguística Crítica (Ferraz, 2018; Mattos, 2018; Pessoa, 2018), meu objetivo é discutir em que sentidos a perspectiva da Educação Linguística Crítica embasa diretrizes, documentos e materiais didáticos que direcionam o ensino de Língua Inglesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, tendo a análise de conteúdo (Bardin, 2016) como procedimento metodológico. Primeiramente, foi realizada uma categorização do material empírico e foi constatado que 5 pesquisas discutiam diretrizes e materiais pedagógicos relacionadas à Educação Linguística Crítica. Os resultados apontaram para a importância de realizar uma análise crítica de material didático nas aulas de língua inglesa, visando a legitimação ou não de relações de domínio e desigualdades; outro resultado encontrado foi a possibilidade de planejamento e execução de aulas pelas brechas (Duboc, 2015) para que a Educação Linguística Crítica possa se tornar presente, mesmo quando as diretrizes e documentos oficiais não a contemplem. Os resultados indicam que é possível (re)direcionar o ensino de língua inglesa a partir de perspectivas críticas, contribuindo para a expansão de sentidos nas aulas e, principalmente, a formação de alunos/as conscientes do papel transformador que possuem.

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Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

GT 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS