FORMAÇÃO DE LEITORES LETRADOS: conceitos e práticas da pedagogia da leitura

Autores

  • Cleonice Maria Cruz de Oliveira

Resumo

Este trabalho é o resultado parcial de um estudo que vem sendo desenvolvido no curso de Letras, na Universidade Estadual de Goiás, Campus Jussara, sobre pedagogia da leitura, na perspectiva do letramento. Os diagnósticos, e falas constantes de professores da Educação Básica, e também Superior, sobre alunos que apresentam dificuldades de ler e entender um texto, estimulou esta pesquisa. O estudo está embasado teoricamente em Solé (1998); Bertoni-Ricardo et ali (2010); Freire (1996; 2005); Kleiman(1995); Oliveira (2011); Rojo (2009);  Soares (2004; 2006);  Schneuwly e Dolz (2004).  O objetivo é compreender melhor como o professor num processo de formação, seja inicial ou continuada, e consequentemente, em sua prática docente, pode colaborar com os alunos, no ato da leitura, realizando leitura de forma compartilhada, como tutor do aluno, utilizando, para isto, a didática do protocolo de leitura. O procedimento de pesquisa envolve estudo bibliográfico, análise de protocolos de leitura, elaboração e aplicação em sala de aula de novos protocolos de variados gêneros textuais e avaliação dos resultados alcançados. O trabalho é parte dos estudos realizados com os alunos no PIBID, do curso de Letras em 2015, com o subprojeto “Formação de Professores na Perspectiva do Letramento”. Os resultados são parciais, mas já apontam bons resultados na formação do professor, visando uma prática de leitura com compreensão por parte dos alunos.

Biografia do Autor

  • Cleonice Maria Cruz de Oliveira

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples