Edições anteriores

  • Formação de professores - valorização e políticas públicas
    v. 5 (2019)

    O Simpósio do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG é um evento científico voltado para profissionais da educação, pós-graduandos (níveis mestrado e doutorado), estudantes de graduação, bolsistas dos programas de Iniciação Científica, PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-CAPES), Pró-Licenciatura e Residência Pedagógica. No ano de 2019, em sua quinta edição, o evento realizou-se nos dias 24 e 25 de setembro no Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas – Henrique Santillo no Prédio dos Mestrados na Cidade de Anápolis-Goiás. O V Simpósio com a temática “Formação de Professores – valorização e políticas públicas” objetivou discutir a importância e o impacto das ações do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG na formação continuada de professores no Estado de Goiás. A programação do evento contou com palestras, mesa-redonda, oficinas, mostra científica visando a popularização da ciência, espaço para a socialização de trabalhos científicos na forma de painel e estandes com a divulgação dos Produtos Educacionais vinculados ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG. Além disso,  também realizamos o I Encontro dos Egressos do PPEC-UEG e o Seminário Interno de Pesquisa. Esta edição contou com 125 participantes, deste total 97 pessoas participaram das cinco oficinas ofertadas e 34 trabalhos foram socializados pelos autores. O evento contou ainda com importantes parceiros, a saber: Secretaria de Estado da Educação – Coordenação Regional da Educação de Itaberaí-GO; APAE de Jaraguá; Curso de Licenciatura em Química da UEG-Câmpus CET e Curso de Pedagogia da UEG Goianésia. Os anais do V Simpósio visa a socialização dos trabalhos de pesquisa produzidos pelos participantes do evento constituídos por profissionais da educação, pós-graduandos, egresso do Programa PPEC e estudantes de graduação. Destacamos que todos os trabalhos publicados na forma de resumo simples ou expandido foram apresentados no evento no formato de painel. É importante também mencionar que o conteúdo dos resumos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores. Esperamos que as informações apresentadas sejam úteis aos profissionais das mais diversas áreas que apresentam interface com o Ensino de Ciências. 

    A Comissão Organizadora.

  • A Ciência na Educação Básica
    v. 4 (2018)

    O Simpósio do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG é um evento científico voltado para profissionais da educação, pós-graduandos (níveis mestrado e doutorado), estudantes de graduação, bolsistas dos programas de Iniciação Científica, PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-CAPES) e Pró-Licenciatura. No ano de 2018, em sua quarta edição, o evento realizou-se nos dias 25 e 26 de setembro no Planetário Digital de Anápolis. Foi a primeira edição que realizamos fora das dependências da UEG Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo. Foi uma experiência muito produtiva e esperamos repeti-la. O IV Simpósio com a temática “A ciência na Educação Básica” objetivou discutir novas possibilidades e desafios para se trabalhar a educação científica no contexto da Educação Básica, principalmente no Estado de Goiás. A programação contou com palestras, mesa-redonda, espaço para a socialização de trabalhos científicos na forma de painel e estandes com a divulgação dos Produtos Educacionais vinculados ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG. Os anais do IV Simpósio visa a socialização dos trabalhos de pesquisa produzidos pelos participantes do evento constituídos por profissionais da educação, pósgraduandos e estudantes de graduação. Destacamos que todos os trabalhos publicados na forma de resumo simples ou expandido foram apresentados no evento no formato de painel. É importante também mencionar que o conteúdo dos resumos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores. Esperamos que as informações apresentadas sejam úteis aos profissionais das mais diversas áreas que apresentam interface com o Ensino de Ciências.

    A Comissão Organizadora.

  • A investigação científica na Educação Básica: possibilidades e desafios
    v. 3 (2017)

    O Simpósio do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG é um evento científico voltado para  profissionais da educação, pós-graduandos (níveis mestrado e doutorado), estudantes de graduação, bolsistas dos programas de Iniciação Científica, PIBID e Pró-Licenciatura. No ano de 2017, em sua terceira edição, realizou-se nos dias 25, 26 e 27 de setembro nas dependências da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas-Henrique Santillo, Prédio dos Mestrados. O III Simpósio com a temática “A investigação científica na Educação Básica: possibilidades e desafios” objetivou discutir novas possibilidades para o Ensino de Ciências e a melhoria da Educação Básica. A programação contou com palestras, mesa redonda, espaço para a socialização de trabalhos científicos na forma de painel e estandes com a divulgação dos Produtos Educacionais. Os anais do III Simpósio visa a socialização dos trabalhos de pesquisa produzidos pelos participantes do evento constituídos por profissionais da educação, pós-graduandos e estudantes de graduação. Destacamos que todos os trabalhos publicados na forma de resumo simples ou expandido foram apresentados no evento no formato de painel. É importante mencionar que o conteúdo dos resumos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores. Esperamos que as informações apresentadas sejam úteis aos profissionais das mais diversas áreas de interface com o Ensino de Ciências.

    A Comissão Organizadora.

  • A Educação Profissional na sociedade do conhecimento e seus reflexos no Ensino de Ciências
    v. 2 (2016)

    O II Simpósio com a temática “A Educação Profissional na sociedade doconhecimento e seus reflexos no Ensino de Ciências” objetivou discutir a educaçãoprofissional em nível de pós-graduação, considerando as diretrizes do Plano Nacional dePós-Graduação 2011-2020, que apontam a “necessidade de apoiar a qualificação ourequalificação de quadros para responder às demandas do desenvolvimento brasileiro nopróximo decênio e propõe que a educação profissional seja valorizada como um eixo deformação com forte singularidade e identidade como a formação acadêmica seconstituiu”.Os anais do II Simpósio visa socializar os trabalhos de pesquisa produzidos pelosparticipantes do evento constituídos por profissionais da educação, pós-graduandos(níveis mestrado e doutorado) e estudantes de graduação. Destacamos que todos ostrabalhos publicados na forma de resumo simples ou expandido foram apresentados noevento no formato de painel. Destacamos que o conteúdo dos resumos publicados são deinteira responsabilidade de seus autores. Esperamos que as informações apresentadassejam úteis aos profissionais das mais diversas áreas de interface com o Ensino deCiências.