LINGUAGEM E MEMÓRIA: SUAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO EDUCATIVO, CONSIDERAÇÕES ACERCA DA OBRA DE FRANÇOISE DOLTO

Autores

  • Gilmara Barbosa de Jesus UEG
  • Douglas Auto da Silva UEG

Resumo

Resumo: O presente trabalho sobre a linguagem e memória em Françoise Dolto apresenta ideias dessa psicanalista sobre as formas de conceber a infância e a educação na sociedade. Ela investiga a relação das crianças com os adultos, do professor com o aluno, todo o seu meio social, bem como a capacidade de se expressar e relacionar diversas formas de linguagem para a compreensão de contextos e de situações que estão aquém da lógica adulta. Dessa forma, analisamos o conceito de infância que a autora desenvolve em seus textos a partir de suas peculiaridades em torno da memória e da linguagem, enfatizando essa última como fator primordial para desenvolvimento psíquico da criança. Para a autora a criança é o espelho do meio em que vive, e esse meio e particular promove o seu desenvolvimento e sua “suposta” autonomia, assim e através do meio que a criança desenvolverá suas compreensões do mundo e de tudo o que lhe for ensinado.

Palavras chaves: Linguagem. Memória. Infância.

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Publicado

2014-09-12

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Seção

Artigos