EU ORIENTO, TU ACOMPANHAS, ELES DESENVOLVEM APRENDIZAGENS: SUJEITOS E CAMPOS DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Luciana Nogueira da Silva

Resumo

O referido artigo é resultado de uma análise documental da Resolução 854/2015 do Conselho Acadêmico da Universidade Estadual de Goiás, que aprova as Diretrizes Básicas para o Estágio Supervisionado. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir as atribuições dos sujeitos e as especificidades dos campos de Estágio, bem como suas influências no desenvolvimento do estágio e consequentemente para a formação de professores. O Professor Orientador é o profissional vinculado à Universidade e tem como função orientar o Aluno Estagiário nas atividades de estágio na universidade e na escola campo. O Coordenador Adjunto, também vinculado à universidade, atua nos campos de estágio e junto aos Professores Orientadores. O Profissional Supervisor é aquele que atua na escola e tem um papel fundamental da inserção do futuro professor no contexto de atuação docente. O Aluno Estagiário é o professor em formação que atua entre a universidade e a escola e tem a oportunidade de se desenvolver enquanto profissional do magistério. Como aporte teórico foi utilizado Saviani (2011), Pimenta (2010), Pimenta e Lima (2012), Lima (2012). Os resultados evidenciam o Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório como um componente dos cursos de licenciatura e um ato educativo que deve se desenvolver articulado às demandas da Educação Básica, e portanto em estreita ligação com o funcionamento da escola.

Biografia do Autor

  • Luciana Nogueira da Silva
    Mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Docente do Cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos, e da Rede Municipal de Ensino de Campos Belos - GO.

Downloads

Publicado

2018-08-19