A ARTE DA TRANSFORMAÇÃO ESTÉTICA DE PERSONAGENS: DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E CULTURA
Resumo
Os participantes do presente trabalho terão contato direto com a produção artística literária, o que propiciará reflexão sobre arte e as diversas possibilidades de leituras textuais. Tal proposta abrange a concepção de que a arte deve ser considerada em sua tríplice dimensão de técnica, mimeses e expressão, traduzida através do fazer, conhecer e exprimir. Assim, será utilizado o aporte teórico metodológico sobre a Abordagem Triangular para o ensino da Arte. Sendo que “A arte como objeto do saber, baseia-se na
construção, na elaboração, na cognição e procura acrescentar à dimensão do fazer, da experimentação, a possibilidade de acesso e de entendimento do patrimônio cultural da humanidade” (PILLAR, 1992). Para Sisto (2005) a constituição verbal de um texto literário, pressupõe uma infinidade de valores, pois o ouvinte nomeará ações intrínsecas ao seu pensamento para interpretar o léxico e semântico destas ações. Na perspectiva de Ausubel (1982) o processo de aprendizagem precisa considerar os conhecimentos prévios dos alunos, além da predisposição para aprendizagem, o material didático e metodologias adequadas. Assim estes autores dentre outros como Barbosa (1991),
Kraemer (2008), Dohme (2013), Joseane (2007) nortearão este estudo. Espera-se com esta oficina aprimorar conhecimentos acerca da arte de contar e dramatizar histórias.