A festa do Divino Pai Eterno na Cidade de Panamá – GO: dinâmicas do espaço religioso.
Resumo
Essa pesquisa tem o intuito de analisar a fé e a religiosidade na “Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno” na cidade de Panamá, município do estado de Goiás, tendo como objetivo fundamental enfatizar as relações de poder e as relações existentes, seja na esfera social, seja na dimensão do sagrado e o profano nessa festividade, durante o processo de ocupação territorial da cidade goiana.
A festa religiosa de Panamá não possui em abundância registros oficiais sobre o processo histórico de sua formação, por isso influenciou a escolha desse tema, a fim de contribuir para a história local e refletir acerca das tradições culturais da cidade, bem como de sua memória e patrimônio imaterial.
Vários autores contribuíram para a análise dessa festividade dentre eles Max Weber, Pierre Bourdieu, Carlos Rodrigues Brandão, Leila Borges Dias Santos, Mônica Martins Silva por analisarem a relação entre o sagrado e o profano, o poder da instituição religiosa perante a sociedade, a ocupação territorial em sua dimensão religiosa e social e as festas e devoções como herança imaterial do município.
A relação entre o sagrado e o profano nas festas religiosas goianas é caracterizada pelo fato de um complementar o outro visando à permanência dessas festas e suas modificações com o passar dos anos. Para os fiéis a devoção aos santos torna-se de alguma forma o caminho mais curto para resolver seus problemas cotidianos, e para conseguirem obter a salvação necessitam cativar os sacramentos que a instituição religiosa disponibiliza.
Para análise da festa religiosa da cidade de Panamá será utilizado vários conceitos advindos também da fenomenologia da religião, sociologia da religião, história da religião, geografia religiosa, dentre outros, a fim de compreender não somente os inúmeros sacrifícios feitos pelos fiéis em devoção ao Divino Pai Eterno, mas também suas dinâmicas espaciais, sociais e históricas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).