DINHEIRO PROPAGANDA E CONSUMO: ESTUDO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES BRASILEIROS
Palavras-chave:
Consumo, adolescentes, propagandaResumo
A compreensão da realidade econômica e de consumo pela criança começa a partir de suas primeiras idas ao supermercado com os pais. Essa investigação assumiu um desenho descritivo comparativo transversal, empregando metodologia de trabalho qualitativa e quantitativa com objetivos de identificar e descrever como pré-adolescentes e adolescentes brasileiros, de 10 a 16 anos, habitantes de centros financeiros utilizam o dinheiro que recebem; quais seus hábitos de consumo; se decidem sozinhos sobre as compras; onde eles obtém informações sobre o que querem, e o que gostam de ganhar. Foi constituída amostra com 505 estudantes com idade entre 10 e 16 anos, pertencentes aos níveis socioeconômicos baixo, médio e alto, moradores de uma cidade multifinanceira. Como instrumento foi utilizado um questionário estruturado, desenvolvido por Denegri, a partir de pesquisas anteriores relacionadas a compreensão e uso do dinheiro. A conclusão a que se chega a partir desses estudos é que durante a infância e adolescência ocorre uma forte socialização econômica quanto a valores, atitudes, informações e habilidades que podem levar as condutas mais assertivas ou a formação de condutas e hábitos negativos. Os pré-adolescentes e adolescentes estão desde muito cedo vulneráveis às solicitações intensas de consumo. Tem poder de decisão em suas compras, Os dados demonstram que os participantes recebem dinheiro de seus pais, compram quase sempre os mesmos item, decidem sozinhos a respeito de suas compras, solicitam os mesmos itens como presente, sabem procurar informações sobre o que desejam comprar, assistem aos comerciais e lembram-se daqueles relacionados com entretenimento e bebidas.