LITERATURA INFANTIL: TRABALHANDO VALORES

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Valores, Contos infantis

Resumo

A literatura faz parte do imaginário de crianças e adultos, além de proporcionar lazer e diversão, é um meio de facilitar processos criativos de aprendizagem.  O projeto ora apresentado teve por objetivo inserir alguns conceitos de ética e moralidade via literatura infantil, propiciando um ambiente solicitador e focado na leitura. Esse projeto estruturou-se a partir da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil.  Trabalhando com crianças do Jardim I, sendo 7 meninas e 10 meninos entre 4 e 5 anos. Foram utilizados 8 dias de intervenções com 3 horas-aula (totalizando 24 horas). As atividades foram desenvolvidas por meio da leitura e reflexão das histórias contadas, seguidas de dinâmicas. Levando sempre em consideração os valores de cada história, utilizou-se também contos infantis para dar início a aulas interdisciplinares. Verificou-se interesse, participação e maior desenvolvimento do aluno dentro de sala de aula, pois a literatura quando bem explorada, tem grande contribuição no processo de ensino-aprendizagem, estimulando o desenvolvimento e contribuindo com a relação professor e aluno.

Biografia do Autor

  • Barbara Lopes, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda do 5º semestre no curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás
  • Byanca Cravalho, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda do 5º semestre no curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás
  • Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás
    SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia.  Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp.

Downloads

Publicado

2017-05-30