BULLYING: UMA QUESTÃO SOCIAL ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
Palavras-chave:
bullying, Personagens, Escola, Família, PrevençãoResumo
O cenário onde ocorrem essas ações geralmente é a escola, os alunos são personagens que se dividem entre: agressor, vítima e espectador. As consequências ocasionadas em quem convive em um ambiente onde ocorre esse tipo de violência são bastante preocupantes, podendo ocasionar casos psíquicos ou comportamentais que podem trazer prejuízos irreversíveis. Para tentar diminuir e se possível erradicar os casos de Bullying nas escolas e evitar consequências é necessário que haja uma parceria entre os pais e a escola. A atenção e sensibilidade dos responsáveis pelas crianças ou adolescentes na escola podem evitar as consequências geradas pela violência, como também fazer com que se sintam seguros para se abrir quando algo incomodar. O objetivo da pesquisa é averiguar se há espaço no ambiente escolar para debates, palestras de conscientização sobre os problemas ocasionados às vítimas e as consequências que atos de violência podem ocasionar. Identificar possíveis casos de Bullying no ambiente escolar e fatores predisponentes. Para alcançar os resultados esperados foram traçados os seguintes objetivos: A metodologia utilizada deu-se por meio de pesquisa exploratória, tendo como espaço duas escolas municipais onde, os sujeitos da pesquisa foram os gestores da comunidade escolar e esta foi realizada através de entrevista. A violência está presente tanto em escolas públicas quanto privadas, mudar de escola não acaba com agressões e traumas sofridos, apenas muda-se o lugar.