A INDISCIPLINA COMO FATOR PREJUDICIAL PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Indisciplina, Processo de ensino-aprendizagem, Relação professor-alunoResumo
Este artigo visa identificar como a indisciplina se manifesta em sala de aula e os prejuízos que o comportamento inadequado pode ocasionar para o processo de ensino-aprendizagem. Para tal abordagem, foram realizadas observações participativas em uma escola de Ensino Fundamental 01 de Formosa-GO, que permitiram conhecer as particularidades de cada sala de aula, como também identificar como se estabelecem as relações professor-aluno e dos alunos entre si. Posteriormente, o tema foi analisado com base em referencial teórico e foi realizada a pesquisa de campo através de questionários aplicados aos professores, com o intuito de obter informações sobre a visão que o professor tem do assunto. Os dados obtidos foram analisados e revelaram que a temática gera contradições e dúvidas sobre que postura o professor deve adotar em sala de aula e aponta para a necessidade de se discutir sobre a indisciplina no contexto escolar.