CONSEQUÊNCIAS DA TEORIA DA NARRATIVA HISTÓRICA PARA A DIDÁTICA DA HISTÓRIA: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁXIS DOS PROFESSORES

Autores

  • Thiago Augusto Divardim de Oliveira Instituto Federal do Paraná & LAPEDUH - UFPR
  • Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt PPGE - UFPR & LAPEDUH - UFPR

Palavras-chave:

Didática da História, Educação Histórica, Práxis,

Resumo

Se nas discussões do historicismo apropriadas e sistematizadas por Jörn Rüsen, a História surge de um movimento de compreensão que se inicia nas demandas da consciência histórica no presente, (tarefa que possui lógica e padrões científicos próprios), é possível propor a pergunta: qual seria a práxis perene da incorporação dessas discussões nas relações de ensino e aprendizagem na escola? A proposta é que, a partir de uma compreensão do professor historiador como intelectual, e das discussões apresentadas por Rüsen sobre a dialética entre hermenêutica e analítica no trabalho dos historiadores (2007), tornou-se possível defender que o trabalho dos professores de história, para atender as demandas do pensamento histórico na escola, poderá ter uma lógica própria referente à matriz disciplinar da História (RÜSEN, 2009) relacionado ao trabalho de resposta às carências de orientação das consciências e da cultura histórica. O artigo trata de um estudo empírico realizado no primeiro semestre de 2013 no Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba) em que se discute teoricamente um trabalho práxico que envolveu perspectiva heurística, analítica e interpretativa das protonarrativas (RÜSEN, 2001 – 2012) de alunas do primeiro ano de um curso técnico integrado ao ensino médio e um posterior trabalho de intervenção dirigido as consciências históricas de maneira especificamente motivada. As análises das narrativas das alunas após a intervenção demonstraram expansões qualitativas e quantitativas das consciências históricas observadas na categoria intersubjetividade. As discussões nesse artigo fazem parte da pesquisa de doutorado em andamento e também da reflexão científica do trabalho como professor de História, nesse sentido, é expressão dos reflexos e refrações das discussões realizadas no âmbito do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná.

Biografia do Autor

  • Thiago Augusto Divardim de Oliveira, Instituto Federal do Paraná & LAPEDUH - UFPR
    Professor EBTT de HISTÓRIA no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e doutorando em Educação na Universidade Federal do Paraná. Possui licenciatura e bacharelado em História, especialização em "Mídia, Política e Atores Sociais" pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Mestrado em Educação na linha Cultura, Escola, Ensino pela Universidade Federal do Paraná. Participou desde o segundo semestre de 2004 até 2007 do Grupo de Estudos de Didática da História (GEDHI), organizado no Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa PPGE-UEPG. Durante a graduação assumiu como voluntário um projeto de Iniciação científica, e também já foi bolsista pelo CNPQ de Iniciação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: didatica da história, aprendizagem histórica, consciência histórica, história e informática, professores de história, e educação histórica. Desde o início de 2008 até início de 2010 lecionou História na rede particular de ensino e foi contratado temporário pelo Estado do Paraná como professor de História. É Professor EBTT de História no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná (LAPEDUH - UFPR) desde 2010.
  • Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, PPGE - UFPR & LAPEDUH - UFPR
    possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1973), graduação em Comunicação pela Universidade de Brasília (1968), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985), doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (1997) e pós-doutorado em Didática da História pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal, 2001 (Bolsa Capes).Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná, atuando na graduação nas disciplinas Metodologia e Prática de Ensino de História, e no pós-graduação, na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino.Na mesma Universidade coordena o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica-LAPEDUH, articulado ao Programa de Pós-Graduação. É pesquisador participante na Universidade do Minho-Portugal, no Centro de Consciência Histórica da University of British Columbia, em projeto de pesquisa da Universidade Nacional de Ensino a Distancia Madri Espanha, consultor da Universidade Estadual de Londrina; coordenadora da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em Educação Histórica, pesquisador participante na Universidad de Barcelona, membro do conselho assessor da Editora Grao, da Revista de Investigación Enseñanza de las Ciencias Sociales e da revista Proyecto Clio. Editora do periódico Educar em Revista (2011-2013), Editora da Revista de Educação Histórica, membro do conselho editorial da Editora da UFPR. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, didática da história, ensino aprendizagem e formação de professor. Editora do periodico Educar em Revista (2010-2013)Bolsista Produtividade 1C Cnpq. Projetos financiados pelo Cnpq, Capes e Fundação Araucária

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Publicado

2015-07-28