A PADRONIZAÇÃO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS NOS LIVROS DE QUÍMICA PARA ENSINO MÉDIO
Resumo
Analogia é um processo através do qual se identificam semelhanças entre diferentes conceitos, sendo um deles conhecido e o outro desconhecido. Portanto, são trabalhadas como um meio mais atrativo e chamativo para os alunos, que tem como propósito facilitar o processo de compreensão e de ensino dos conteúdos de química. O presente trabalho tem como objetivo verificar a padronização de analogias utilizadas por diferentes autores em livros didáticos no ensino de modelos atômicos para o ensino médio. Foram analisados cinco livros de química geral de autores diferentes. Ao analisar a teoria atômica de Dalton, apenas CARVALHO & RICARDO utilizaram analogias. Os autores atribuíram o átomo como sendo maciço e indivisível como bola de gude ou bola de bilhar. Os autores dos cinco livros analisados utilizaram uma analogia do conhecido ‘pudim de passas’ para explicar o modelo atômico de Thomson, onde se assemelha pelo fato do átomo, segundo eles, ser uma esfera carregada positivamente na qual os elétrons estão distribuídos mais ou menos uniformes.O modelo atômico de Rutherford foi assemelhado, em quatro livros didáticos diferentes, a um minúsculo sistema planetário, em que os elétrons se distribuíam ao redor do núcleo como planetas em torno do sol. Portanto, ao analisar diferentes livros, conclui-se que há uma padronização de analogias utilizadas ao explicar conceitos de modelos atômicos.Downloads
Publicado
2015-05-06
Edição
Seção
Artigos