PIBID: A EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Douglas Pereira Azevedo
  • Pollyana Cristina Duarte
  • Thalitta Fernandes de Carvalho Peres
  • Núbia Cristina dos Santos Lemes

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões e análises de experiências vivenciadas de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Neste artigo será demonstrado como a participação no PIBID influenciou e influencia na formação acadêmica. Este programa busca promover a construção de uma articulação entre o ensino superior e o básico por meio da contemplação de ações didáticas. Em face desse projeto institucional surge também o Subprojeto de Matemática, “Geometria: a arte de construir”, visando uma ressignificação do ensino de Matemática no ensino médio e fundamental, de forma a propiciar a ampliação das competências de visão espacial dos discentes desse nível de escolaridade. O objetivo deste trabalho é refletir acerca das possibilidades de formação ao estarmos inseridos nas escolas, durante a participação como bolsistas do PIBID. Assim temos como questão norteadora apresentada e discutida ao longo deste trabalho a de que: Como o PIBID influencia e ao mesmo tempo propicia aos licenciandos um espaço de formação inicial de qualidade acarretando assim profissionais pesquisadores de sua prática? Conclui-se que a participação no PIBID contribuiu significativamente na formação profissional e pessoal, destacando que a construção e produção dos saberes durante o período vão além das experiências aqui destacadas, visto que, um professor ainda é formado por várias outras características.

Downloads

Publicado

2015-05-26